4 dicas para ter um controle de caixa impecável

4 dicas para ter um controle de caixa impecável

Para que sua empresa de locação de equipamentos esteja com a saúde financeira sempre em dia, é preciso estar de olho em diversos aspectos e um dos mais importantes é o controle de caixa do seu negócio.

Neste post você conhecerá 4 dicas para ter um controle de caixa impecável e organizado e saberá como manter as suas finanças de forma saudável!

1. Entender o controle de caixa

Entender o controle de caixa é um dos primeiros passos para sua correta implementação.

Para o início do registro das atividades, além de determinar uma data de fechamento, é necessário separar as contas de caixa, bancos e aplicações de curto prazo — que também são conhecidas como equivalentes de caixa.

Esses valores farão parte do fluxo de caixa porque são facilmente conversíveis em dinheiro. Após separá-los, também deverão ser registradas todas as entradas e saídas em seu negócio.

No caso das entradas, são os valores relativos ao recebimento pela prestação de serviços de locação de equipamentos.

As saídas podem ser pagamentos de salários de seus funcionários, de compra de componentes utilizados na prestação de serviços, entre outros valores usados para a manutenção de sua empresa.

2. Separar as finanças pessoais das empresariais

Saber fazer essa separação é outro ponto crucial para um controle de caixa impecável.

Para que isso seja feito de forma eficiente, é recomendado que sejam utilizados cartões de crédito, débito e contas correntes separadas, o que permite evitar a confusão patrimonial.

Além disso, para que não sejam pagas por engano as contas da pessoa física na jurídica e vice-versa, procure não levar as suas contas pessoais para o escritório e as da empresa para casa.

3. Atualizar e detalhar a movimentação

Para que o seu controle de caixa reflita a realidade, procure fazer a atualização diária deste, assim ele apresentará as finanças em tempo real.

Adicionalmente, é preciso detalhar ao máximo o histórico de suas entradas e saídas, colocando todos os detalhes possíveis na hora da contabilização. Isso facilita na hora de identificar um problema, por exemplo.

A atualização diária e o detalhamento servirão para análises gerenciais de suas finanças, apresentando em tempo real como estão suas disponibilidades e também explicando, caso necessário, algum lançamento de sua movimentação.

4. Criar e analisar categorias

O detalhamento também permite outra opção do fluxo de caixa, que é a criação e análise de categorias.

Do ponto de vista das despesas, essa categorização permite saber onde o dinheiro de sua empresa está sendo gasto, quais são os maiores e, por ventura, quais podem ser substituídos ou até mesmo cortados.

Já em relação às receitas, a categorização permite que você conheça de onde vem o dinheiro de sua empresa e quais são os seus clientes e épocas de maior e menor movimentação.

Com base nestes e em outros dados, você pode decidir por preços promocionais, descontos, criar reservas para tempos difíceis e tomar decisões de investimentos, entre outras possibilidades que envolvem o seu controle de caixa.

Assine nossa newsletter e fique por dentro deste e de outros assuntos importantes para sua empresa de locação de equipamentos!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário