5 pontos para se atentar durante a locação de máquinas

Em muitos setores, é necessário ter uma série de equipamentos para realizar todas as tarefas, como transporte de materiais, misturas, entre outras coisas. Porém, ter um estoque completo com tudo isso nem sempre é uma boa opção. Por isso, muitos negócios recorrem à locação de máquinas.

Essa alternativa é ótima para empresas de diversos tamanhos, pois ajuda na otimização de custos, dá mais flexibilidade ao negócio e economiza tempo e energia na hora de fazer a gestão no dia a dia. E atuar como fornecedor de maquinário pesado também é um ótimo plano de negócio.

Porém, para que você possa tirar proveito do equipamento, é necessário saber como ele funciona e tomar alguns cuidados. Sem isso, você pode ter custos muito altos com a manutenção e não obter muito lucro.

Para te ajudar com isso, listamos aqui alguns pontos aos quais você precisa se atentar na hora de fazer a contratação. Acompanhe.

1. Registro dos equipamentos

Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de fechar qualquer contrato de aluguel de equipamento é verificar o estado e o registro das peças. Pode até parecer só uma atitude burocrática, mas ela pode revelar se todas as máquinas estão legalizadas e atendem aos padrões de qualidade exigidos por lei. Sem isso, é bem provável que você acabe tendo algum problema judicial.

2. Histórico de manutenção

A empresa que faz a locação de máquinas também precisa apresentar o histórico de manutenção de todos os equipamentos enviados, para garantir que eles estão em boas condições de uso e segurança. Considerando o papel que eles têm na execução de várias tarefas, qualquer defeito pode levar a consequências bem sérias durante o projeto, o que prejudica a imagem do seu negócio.

3. Contrato de seguro

Ao contratar o serviço de locação, você também deve esclarecer as cláusulas sobre o seguro do equipamento. Muitas empresas colocam ele como algo à parte ou como uma exigência do contrato, dependendo da sua preferência. Em todo caso, é quase sempre uma boa ideia convencer o cliente a pedir pelo seguro. Afinal, nunca se sabe quando algum acidente pode acontecer.

4. Prazo de devolução do equipamento

Os prazos estabelecidos também são um ponto sensível na elaboração do contrato. Alguns oferecem um intervalo mínimo e máximo, permitindo que você tenha alguma flexibilidade no período, mas o mais comum é trabalhar com um contrato renovável, envolvendo novos pagamentos a cada mês. Em todo caso, lembre-se de esclarecer essas datas e notificar seus clientes quando o prazo estiver chegando.

5. Instruções de segurança

Outra coisa que as empresas de locação de máquinas devem fazer é instruir seus clientes em relação aos procedimentos de segurança e algumas particularidades de seu uso. Há novos equipamentos chegando ao mercado regularmente, sendo importante distribuir informações que evitem acidentes. Para garantir a satisfação do seu cliente, vale a pena investir nessa informação.

Agora que você tem essas dicas para fazer a melhor locação de máquinas, pode aproveitar mais todos esses equipamentos. Enquanto você fizer uma boa gestão, pode esperar sempre um bom retorno em cada aluguel.

Se precisar de ajuda nesse ponto, entre em contato conosco e conheça melhor nosso sistema de locação de equipamentos, o SAM.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário