Como fazer o planejamento de locação de maquinários

Planejar locação de maquinários é uma etapa fundamental para uma boa gestão empresarial. A previsibilidade do negócio se torna um diferencial importante para identificar as necessidades e organizar os investimentos que devem ser feitos.

Contudo, esse planejamento traz alguns desafios, principalmente para as empresas que ainda não contam com processos bem definidos sobre as locações. Assim, vale a pena conhecer algumas dicas para ajudar nessa tarefa.

Pensando nisso, preparamos este post com o passo a passo para fazer um planejamento completo e se preparar da melhor forma para a locação de maquinários. Confira!

Analise as vendas do último mês

Para começar, é importante analisar o volume de vendas do último mês e verificar se existe um padrão em relação aos demais períodos. Em geral, isso permite que você tenha uma noção do número de novos contratos que surgirão e, com base nisso, planejar-se para atender às demandas seguindo as metas do negócio.

Nesse momento, é necessário considerar os clientes ativos e recorrentes, pois há maiores chances de renovar a locação ou procurar outros maquinários. Outra dica é aproveitar essas informações para entrar em contato com eles, perguntando sobre a satisfação do serviço e o interesse em novas locações. Além de ajudar no planejamento, essa prática também é uma medida importante para a fidelização.

Veja o número de pedidos em andamento

Os contratos de locação podem ter diferentes prazos. É importante considerar quais são os pedidos que já estão em andamento para verificar os maquinários que estão indisponíveis e quais aluguéis serão encerrados no próximo mês, gerando a oportunidade de renovação.

Por isso mesmo, um bom controle dos contratos ativos e prazos é essencial para o sucesso da empresa. Sem isso, fica mais difícil fazer um planejamento realista e baseado em dados, além dificultar o aproveitamento de todas as oportunidades corretamente.

Verifique a situação dos equipamentos

Um dos pontos fundamentais para planejar a locação de maquinários é avaliar a situação dos equipamentos. Em primeiro lugar, isso exige um controle detalhado do estoque, informando todas as características de cada máquina da empresa. Em complemento, é preciso acompanhar a situação de cada item, considerando estado de conservação e manutenções.

Para atender bem aos clientes, o maquinário deve estar em pleno funcionamento, então agende revisões periódicas e preventivas para identificar a necessidade de reparos. Com essas informações atualizadas, ficará mais fácil planejar as locações e informar os clientes sobre a disponibilidade dos maquinários para locação.

Tenha suporte de um software

Ter o controle sobre todas as informações necessárias para colocar as dicas anteriores em prática não é uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com o suporte de um sistema de gerenciamento de locação.

Existem soluções completas no mercado para centralizar as informações e automatizar processos, facilitando a projeção de vendas e o desenvolvimento das melhores estratégias para a sua empresa.

Pronto! Agora que você já sabe como planejar a locação de maquinários do seu negócio, prepare-se para aproveitar os benefícios que isso proporciona, com mais previsibilidade para uma gestão de qualidade.

Gostou do conteúdo? Se você quer mais dicas para melhorar a gestão da sua empresa, aprenda agora como otimizar o processo de formação de preço para locação!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário