4 dicas para lidar com stress e pressão por resultados no trabalho

4 dicas para lidar com stress e pressão por resultados no trabalho

Com a rotina cada vez mais estafante, as pessoas têm sentido o preço cobrado pelo estresse e pela pressão por resultados no trabalho. Fadiga, dores de cabeça, desânimo, baixa imunidade e baixa produtividade nas tarefas diárias são sintomas comuns. Não é fácil dar conta de tudo, a gente sabe.

Entretanto, com pequenas dicas, é possível se organizar e evitar os desconfortáveis sintomas do estresse. Preparamos para você uma listinha com 4 formas de lidar com toda essa pressão. Ficou interessado? Então relaxe e confira!

1. Faça uma lista com suas tarefas

Pode parecer besteira, mas montar um checklist com as tarefas que você tem que cumprir ajuda muito a diminuir a pressão. Antes de dormir ou assim que acordar, liste tudo o que tem que fazer durante seu dia, desde uma compra na farmácia até aquela reunião super importante no fim do dia.

Lembre-se de ser realista nos horários. De nada adianta montar um checklist se você marcou três compromissos no intervalo de meia hora. Além de motivar a cada tarefa cumprida, a lista te ajuda a ver se não está sobrecarregado ou se o problema não é só a desorganização.

2. Use a tecnologia a seu favor

Independentemente da função que você desempenha no trabalho, algum recurso tecnológico pode te ajudar a reduzir o tempo gasto nas tarefas. Faça uma pesquisa e veja se algum software é destinado ao que procura. Hoje em dia, existem ótimos recursos para gestão, fluxo de caixa, pagamentos, cadastro de clientes, listagem de fornecedores, entre muitos outros.

Estes softwares não substituem sua mão de obra e ainda ajudam você a economizar tempo e se organizar.

3. Seja sincero com você mesmo e com os outros

Nós sabemos que a pressão por resultados no trabalho pode fazer com que a gente queira dar passos maiores que as nossas pernas. Mesmo assim, é preciso colocar sua qualidade de vida acima de tudo e ser sincero consigo mesmo e com seus gestores.

Se perceber que não haverá tempo hábil para cumprir uma tarefa, assuma e explique ao seu superior que não conseguirá fazer naquele dia. Você não vai deixar de fazer, mas pode incluir como tarefa prioritária do dia seguinte.

Ser sincero aliviará o estresse e te dará o tempo necessário para fazer o que precisa com mais calma e eficiência.

4. Coloque sua saúde acima das pressões por resultados no trabalho

O estresse é uma doença e ninguém produz nada estando doente. Por isso, dê um tempo para o seu corpo. Faça pequenos intervalos durante o trabalho e converse com seus colegas. Até mesmo um cafezinho no meio do expediente pode ser o ar que faltava para o seu cérebro se acalmar.

Fora do trabalho, priorize as tarefas que mais lhe dão prazer. Pode ser meditação, um passeio de bike, um cineminha ou um jantar gostoso com a família. Também não se esqueça de consultar um médico caso perceba que os sintomas do estresse não estão passando e sempre que achar necessário.

Ninguém consegue fugir da pressão por resultados no trabalho, mas é possível diminuir as consequências que essas cobranças trazem à nossa vida e à nossa saúde. Tem mais alguma dica para compartilhar? Gostaria de contar suas experiências? Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário