5 melhores práticas para medir a produtividade da sua equipe

Em qualquer negócio, é importante conseguir tirar o maior proveito possível do seu tempo e dos recursos disponíveis. Isso inclui tanto a elaboração de processos mais eficientes quanto a criação de de um time mais produtivo e eficaz. Porém, para garantir que tudo saia conforme o planejado, você precisa medir a produtividade da sua equipe.

Acompanhar de perto o desempenho do seu time é uma tarefa fundamental, que ajuda a identificar pontos fracos em seus processos e promover mudanças, melhorando a qualidade do serviço e aumentando rentabilidade. Porém, se não houver uma boa metodologia para esse acompanhamento, você corre o risco de tirar conclusões incorretas e tomar decisões equivocadas.

Para evitar que cometa esse tipo de erro, listamos as 5 melhores práticas para implementar na hora de medir a produtividade da sua equipe. Confira!

1. Delimite o foco da sua avaliação

É mais desafiador acompanhar e medir o desempenho em empresas com um número grande de colaboradores que atuam em diferentes áreas. Sendo assim, o melhor a fazer é segmentar essas equipes, usando critérios distintos para avaliar cada uma delas.

Isso ajuda a focar um pouco mais suas observações e facilita a escolha dos seus critérios de avaliação. Sem falar que, em muitos casos, diferentes setores não podem ser mensurados com o emprego do mesmo sistema.

2. Escolha e acompanhe seus indicadores de desempenho

Para medir a produtividade em qualquer trabalho, você precisa de um critério bem definido, de preferência, um indicador que possa ser medido e numerado. Estamos falando de fatores como o tempo de trabalho, índice de satisfação do cliente, taxa de reclamações etc. Sem isso, não é possível fazer uma análise confiável.

Depois de definir seus indicadores, você deve medi-los e compará-los ao longo do tempo. Só assim poderá confirmar o desempenho da equipe e avaliar mudanças que precisam ser feitas em seus processos.

3. Estabeleça metas de desempenho

Outro ponto importante é que para avaliar o sucesso de uma equipe, é necessário explicitar o que significa “sucesso” para a empresa. Para isso servem as metas de desempenho dentro de um negócio.

Com base em algumas análises, você pode estimar os resultados esperados e estabelecer metas, as quais podem ser usadas para fazer uma avaliação de desempenho mais aprofundada. Além disso, é importante ajustá-las de acordo com os rendimento alcançado.

4. Faça um benchmarking

O benchmarking é um estudo feito sobre empresas externas, ou seja, é uma avaliação de um aspecto dos seus concorrentes para determinar qual o padrão do mercado. Você pode recorrer a essa metodologia para medir a produtividade das equipes de outros negócios. Os resultados devem sempre ser avaliados com cuidado, mas, em geral, eles oferecem um bom parâmetro para elaboração de suas metas.

5. Use a tecnologia a seu favor

Por fim, saiba que a tecnologia é fundamental para mensurar resultados. Com o auxílio de um sistema de gestão adequado, é possível acompanhar o progresso de cada equipe com mais rapidez e eficiência, gerando relatórios automaticamente e promovendo a análise de dados relevantes.

Com essas dicas, você já pode começar a medir a produtividade da sua equipe com mais precisão e agilidade. Lembre-se de que investir em ferramentas de mensuração é um aspecto importante para aprimorar seus processos com base nos resultados coletados. A tecnologia, portanto, é uma forte aliada nessa tarefa.

Achou este artigo interessante? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância de medir a produtividade para obter sucesso nos negócios!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário