Como definir o centro de custos na minha indústria?

A área industrial vem se tornando cada vez mais complexa ao longo dos anos. Graças a várias revoluções tecnológicas, mudanças no mercado consumidor, entre outras coisas, sua administração também tem se ampliado, exigindo métodos mais eficazes de controle. Um exemplo disso é o conceito de centro de custo, o qual facilita bastante a gestão financeira de uma empresa grande.

Talvez você já tenha ouvido falar desse conceito, mas não saiba como ele pode ser aplicado no dia a dia da sua indústria. Se for esse o seu caso, então é hora de se informar melhor e começar a integrar essas práticas em seu dia a dia.

Para te ajudar, vamos explicar seu significado, qual é sua importância e como você pode definir esses centros. Acompanhe.

O que é um centro de custo?

De forma bem simples, cada centro é um seguimento da sua empresa, como um setor ou parte de um processo, cujas despesas e orçamento são avaliados separadamente em relação aos demais. Por exemplo, você pode ter o centro de fabricação, compras, comunicação, entregas, manutenção preventiva/preditiva etc. Qualquer despesa gerada por eles é levada em conta separadamente.

Qual é sua importância para a indústria?

Segmentar sua avaliação financeira da empresa torna qualquer análise posterior bem mais rápida e simples. É mais fácil fazer uma avaliação de uma única área e depois unir os resultados aos dos demais setores do que tentar misturar tudo em um único balancete.

Além disso, alguns desses centros possuem diferentes prioridades dentro da empresa, sendo interessante também calcular seus respectivos orçamentos em paralelo. Isso te ajuda a notar se alguma área em específico gera prejuízo para a empresa como um todo.

Como definir um centro de custos?

Agora que você conhece o conceito, o próximo passo é começar a usá-lo em sua empresa. Para isso, você precisa definir cada centro e suas delimitações, seguindo esses passos:

1.     Liste os principais setores envolvidos na empresa

Essencialmente, é aqui que você faz a divisão de centros de custos, definindo quais são os colaboradores e os processos diretamente envolvidos. A partir disso, você poderá fazer análises financeiras separadas para cada núcleo com mais facilidade.

2.     Defina centros produtos e administrativos

Depois de montar essa lista, o próximo passo é marcar cada um como um centro produtivo ou administrativo. Os produtivos, como o nome já diz, são aqueles diretamente relacionados com a rentabilidade do negócio, como a fabricação da mercadoria, vendas, marketing etc. Os administrativos, por sua vez, não têm influência direta sobre essa rentabilidade, mas são necessários para a regulação de seu funcionamento interno, como gestão, depreciação de equipamentos, entre outros.

3.     Defina responsáveis por cada área

A equipe deve acompanhar as finanças de cada centro separadamente. O ideal é ter ao menos um profissional responsável por cada núcleo ou por um pequeno número deles. Caso isso não seja possível, a melhor opção é separar prazos diferentes para cada análise.

Agora que você entende melhor a importância do centro de custo para a gestão financeira da sua empresa, é hora de usar essa informação a seu favor. Se deseja maximizar seu rendimento, vale a pena também investir em um ERP, além de outras ferramentas para automatizar parcialmente essa gestão.

Falando em ferramentas de gestão, se você quer facilitar o gerenciamento de equipamentos em sua indústria, então entre em contato com a SAM e veja mais sobre nosso sistema de locação de equipamentos.

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