Como obter crédito de forma inteligente para empresas

Como obter crédito de forma inteligente para empresas

Faz parte da jornada de muitos empreendedores obter crédito em algum momento da sua vida empresarial. Seja na busca por expansão, investimentos variados, ou mesmo para quitar dívidas, essa é uma prática considerada comum para quem atua nesse mercado.

Já que esse é um desafio cotidiano, como encontrar a melhor solução para cada caso, englobando aqui a questão custo-benefício e a segurança financeira do empreendimento? Exatamente para ajudar você a encontrar essa resposta, listamos algumas dicas que mostram como obter crédito para empresas. Confira!

Planejamento ideal sobre a utilização do crédito

Antes de pesquisar qualquer linha de crédito, é necessário seguir alguns procedimentos que serão fundamentais para que se entenda o propósito e se possa fazer a escolha certa. Dentre eles, podemos citar:

  • levantamento do valor ideal a ser solicitado;
  • pesquisa e escolha da instituição financeira;
  • análise das exigências e contrapartidas;
  • plano de utilização do crédito em seu negócio (muitas instituições exigem esse estudo);
  • entrega da documentação solicitada para oficializar o pedido (varia muito em relação a cada instituição).

Empréstimo Bancário e Cartão BNDES

O empréstimo bancário é uma tradicional fonte para obter crédito empresarial, mas trata-se de uma operação com altas taxas de juros e com alguns riscos, especialmente quando não se tem algum ativo como garantia.

É necessário avaliar bem o seu caso em específico, pois pode ser vantajoso, mas também pode não ser a melhor maneira para obter crédito. A análise consistente desses fatores leva a uma escolha inteligente.

O Cartão BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) é uma maneira que vem se popularizando para quem deseja obter crédito para empresas, porém tem algumas regras que permeiam a sua utilização. O cartão é direcionado para a compra de equipamentos e feito somente junto a fornecedores cadastrados no banco.

Cooperativas e Crédito Empresarial Online

As cooperativas correspondem a uma alternativa aos bancos, pois além de oferecerem produtos similares, têm uma taxa de juros mais competitiva, já que o dinheiro utilizado para empréstimos vem dos cooperados. Porém, isso acaba trazendo dificuldades em alguns casos em que valores maiores são necessários, visto que muitas delas têm uma estrutura menor do que os bancos tradicionais.

Outra opção para driblar a burocracia de grandes bancos e contar com a agilidade do mundo digital é a obtenção de crédito empresarial por meio de instituições financeiras que atuam exclusivamente pela internet ou que tenham um canal de vendas nesse sentido. Para ofertar esse tipo de serviço, a empresa precisa estar credenciada pelo Banco Central.

Crédito do próprio caixa

Muitas vezes é possível utilizar o seu caixa futuro como forma de crédito. O chamado factoring é utilizado por empresas de menor porte que têm contas a receber de grandes empresas, sendo esses valores uma forma de garantia para o banco que vai liberar o crédito e ainda praticar juros menores por conta disso.

Cheque Especial e Conta Garantida (uma linha de crédito rotativo com juros menores do que o cheque especial) são alternativas de crédito para empresas sempre que for necessário e sem precisar da autorização de um gerente. É preciso levar em conta o caráter emergencial da situação, devido aos altos juros praticados.

Agora que você já sabe como obter crédito para empresas, veja também os principais investimentos para ter rentabilidade em 2017, e fique por dentro das novidades do mercado!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário