Como saber se seu sistema de gestão é realmente seguro?

Como saber se seu sistema de gestão é realmente seguro?

Um dos passos mais importantes que uma empresa precisa tomar para caminhar em direção ao sucesso é ter uma administração eficiente de pessoas, processos e produtos. E uma das ferramentas necessárias nesse trajeto é, sem dúvidas, um sistema de gestão seguro e de qualidade.

Contar com um software desses é sinônimo de acompanhar processos internos de maneira efetiva, agilizar as tomadas de decisão e minimizar ao máximo a perda de tempo e recursos.

Contudo seu negócio precisa ter a certeza de trabalhar com uma ferramenta segura, que vai garantir a integridade de todos os processos e da organização interna.

No post de hoje trouxemos os pontos que você deve seguir para se certificar de que tem um sistema de gestão realmente seguro. Confira!

Segurança no armazenamento de dados

Grande parte dos sistemas de gestão têm seus dados armazenados na nuvem, ou seja, as informações nele inseridas são gravadas na memória de servidores interligados por meio da internet.

Essa é uma grande vantagem, uma vez que permite que você acesse as fontes e referências que precisa de qualquer lugar, não precisando estar na frente de um único computador para fazer isso.

Assim, um sistema seguro é aquele que garante que apenas os colaboradores terão acesso aos dados. Dessa forma, a empresa contratada é responsável pela segurança e preservação de tudo que é salvo na nuvem.

Padrão de segurança

É importante se certificar ainda que a empresa que oferece o sistema conte com padrões de segurança, tanto internos quanto externos, para que todos os dados do seu negócio estejam a salvo.

Uma boa ferramenta é aquela que permite a integração, comunicação e troca entre todas as áreas da companhia, como financeiro, pessoal e administrativo. Ao mesmo, também é aquela que segue normas e padrões internacionais de gestão de segurança.

Backup das informações

Muito relacionado à segurança das informações, o backup é também um meio de prevenir que tudo que a empresa registra sobre suas rotinas de finanças, estoque e processos não seja perdido caso ocorra algum dano físico a um computador ou HD, por exemplo.

Os backups são fundamentais, ainda, se a empresa passar por uma migração ou alteração de sistema. Dessa maneira, a transição fica mais simples, rápida e carrega todos os históricos do negócio de forma segura.

Recursos extras

Outra característica de um bom sistema é a disponibilidade de recursos extras de segurança em sua estrutura, tais como o VPN e o firewall, que devem ser constantemente monitorados por profissionais especializados.

VPN

O VPN (Virtual Private Network, ou rede privada virtual) atua como uma rede de comunicação e tráfego de dados entre dispositivos que são autorizados a trocar comunicação entre si, ou seja, somente aqueles que contam com as credenciais necessárias para tal.

Essa comunicação cria pontes entre os dispositivos por meio da internet e mantém as informações trocados codificadas para dificultar qualquer tipo de interceptação externa.

Firewall

O firewall, também chamado de parede de fogo, é um tipo de dispositivo de segurança que monitora o tráfego de entrada e saída de dados, bloqueando tipos específicos de transições baseado em regras de segurança.

Em outras palavras, esses filtros bloqueiam acessos maliciosos, sem impedir o trânsito do conteúdo que precisa fluir normalmente.

Conforme foi visto, frisar pela segurança do sistema de gestão é um dos passos mais importantes antes de realizar qualquer contratação. Afinal, são os dados de todo seu negócio que estão em jogo e, por isso, o cuidado deve ser redobrado.

E como anda o sistema de gestão da sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas em segurança e entenda como cuidar dessa área!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário