Confira os principais indicadores de rentabilidade para acompanhar na empresa

 

Em qualquer negócio, é importante acompanhar de perto os rendimentos. Afinal, ao analisar o desempenho da empresa, temos condições de tomar decisões mais acertadas. Daí a relevância dos indicadores de rentabilidade.

Esses indicadores são métricas que melhor refletem a rentabilidade da sua empresa. Quando você faz estimativas sobre o desempenho financeiro do seu negócio, é essencial que elas sejam baseadas em dados.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos explicar a importância dos indicadores de rentabilidade e citar alguns dos principais que devem ser acompanhados. Confira!

Qual é a importância dos indicadores de rentabilidade?

Torna-se bastante complicado fazer escolhas sem indicadores para dar suporte. Aliás, utilizar métricas é mais confiável do que contar com intuição ao tomar decisões empresariais, especialmente em situações que envolvem alto risco ou demandam automação de processos.

No médio e longo prazos, você tem mais condições de acumular informações sobre os resultados da sua empresa, os quais podem ser comparados para definir a diferença de potencial para cada investimento — algo indispensável para se manter à frente dos concorrentes.

Quais são os principais indicadores de rentabilidade?

Tendo em mente a importância de acompanhar os indicadores de rentabilidade, o próximo passo é saber quais são os mais relevantes para o negócio. Veja, a seguir, alguns deles e o que representam!

1. Retorno sobre o Investimento

Mais conhecido como ROI, o Retorno sobre o Investimento (Return on Investment) é um indicador que reflete o resultado financeiro obtido diante de uma aplicação. Se você, por exemplo, utilizou R$ 500 para promover um projeto e teve um retorno positivo de R$ 1000, então seu ROI para esse investimento foi de 100%.

2. Margem bruta

Esse é o índice que reflete a sua lucratividade em relação ao lucro bruto das suas vendas, acompanhando seu controle de ordem de serviço. Ele é calculado tirando a diferença entre a rentabilidade bruta das vendas e o custo total da aquisição de produtos e dividindo o resultado pelo número total de vendas individuais.

3. Margem operacional

É um indicador derivado da margem bruta, refletindo a margem de lucro média em cada venda individualmente. Em geral, uma queda nesse índice é reflexo de uma perda no total de vendas, na sua margem de lucro ou na sua eficiência operacional.

4. Margem Líquida

É o indicador que melhor se aproxima da margem de lucro real da empresa. Nesse caso, são levados em conta não apenas as despesas envolvidas na aquisição da mercadoria, mas também os tributos, o transporte e outros gastos. É bem mais útil para fazer um cálculo mais preciso do seu desempenho e tomar decisões financeiras que afetam sua cadeia logística.

Agora que você sabe quais são os principais indicadores de rentabilidade que precisam ser acompanhados, é hora de colocá-los sob o radar da sua empresa. Quanto mais informação você tiver a seu dispor, melhor. Desse modo, falhas poderão ser corrigidas e escolhas mais acertadas serão feitas, o que é essencial para que o negócio cresça de forma sustentável.

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