Conheça os desafios das manufaturas na indústria 4.0

As manufaturas são uma área bem antiga, mas que ainda possui um espaço no mundo atual. Porém, devido às várias mudanças ocorridas no mercado, os processos artesanais também têm encontrado novos desafios a serem superados. Especialmente com o surgimento da indústria 4.0 e as mudanças que ela traz para todos os setores.

Apesar de ser um termo bem recorrente em vários meios, muitas pessoas ainda não entendem bem o que ele representa para as empresas atualmente. Se esse for o seu caso, já é hora de se informar e ver como se adaptar.

Para te ajudar com isso, vamos explicar o que é essa nova indústria e para quais desafios você deve se preparar. Acompanhe.

O que é a indústria 4.0?

Ao longo da história, houveram várias revoluções industriais, as quais ocorreram devido à introdução de uma nova ferramenta, técnica ou tecnologia nos métodos de produção. E junto com cada inovação, também vieram diversas mudanças para todos os setores do mercado.

A 4ª revolução industrial, por sua vez, é o resultado do crescimento da tecnologia digital e da conectividade na execução de processos industriais. Com isso, é possível ter linhas de produção mais complexas sem perder a eficiência nem a qualidade do produto final, facilitando coisas como o controle de ordem de serviço, por exemplo.

Quais os desafios das manufaturas nessa mudança?

Considerando essas mudanças, as manufaturas estão sujeitas a algumas dificuldades para se adaptar à indústria 4.0. Principalmente devido ao seu meio de trabalho mais artesanal. Mas isso não é um empecilho, apenas um ponto a ser considerado.

Veja aqui os principais desafios e como eles impactam na manufatura:

Conhecimento limitado sobre o tema

Tradicionalmente, as manufaturas utilizam o mínimo necessário de maquinário e automação em seus processos, dando a cada produto uma consideração maior. Isso ajuda a elevar a qualidade de algumas mercadorias, mas também dificulta a produção em massa.

Porém, o que mais impacta aqui é que, por ser uma realidade bem diferente da indústria automatizada, muitos empreendedores de manufaturas não sabem como se adaptar a essa nova realidade. E a única forma de superar isso é estudar as aplicações da nova indústria e seus recursos.

Maior custo de implementação

Outro ponto importante é que a indústria 4.0 exige uma infraestrutura muito ampla e robusta, que leva em conta as qualidades e a depreciação de equipamentos. Não é possível atuar a todo vapor sem computadores adequados, boa conexão e, em muitos casos, o apoio de especialistas. Sendo assim, antes de pensar em sua implementação, é necessário investir em uma infraestrutura adequada, mesmo que aos poucos.

Preparo da equipe

Por fim, mas não menos importante, a nova indústria traz também uma série de mudanças no dia a dia dos seus colaboradores. Caso eles não estejam prontos para as mudanças de rotinas e paradigmas, também é provável que percam parte de sua eficiência. Uma equipe bem treinada é a chave para ter sucesso nesse cenário.

Agora que você entende melhor a indústria 4.0 e seus principais desafios, pode se preparar para superá-los. Com um pouco de planejamento, você será capaz de garantir o melhor desenvolvimento e crescimento do seu negócio ao longo do tempo.

Quer continuar recebendo mais das nossas novidades? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário