Conheça os principais gargalos logísticos e como evitá-los

Um processo logístico bem feito é o que garante o sucesso de empresas que precisam gerenciar matéria-prima, armazenagem, transporte de produtos e ainda garantir a satisfação dos clientes.

Entretanto, existe um problema muito comum, especialmente em empresas brasileiras: gargalos logísticos. Esses gargalos podem ter várias consequências na operação da empresa, prejudicando a produtividade, o controle de custos e a qualidade dos serviços prestados.

Conheça quais são os principais gargalos logísticos que as empresas enfrentam e aprenda a melhor forma de evitá-los na sua organização!

O que são gargalos logísticos

Um gargalo é qualquer obstáculo que impede ou dificulta o alcance de algum resultado. No caso da logística, os gargalos aparecem no chamado processo logístico, composto por todas as etapas que uma empresa precisa executar para planejar o trajeto do seu produto, desde a aquisição de insumos até a chegada ao cliente.

Devido à característica em cascata desse processo, qualquer atraso, impedimento ou dificuldade em uma das etapas pode gerar custos extras, insatisfação dos clientes, ou até mesmo desperdícios.

Exemplos de gargalos logísticos

Identificar quais gargalos ocorrem na empresa é o primeiro passo para começar a reduzir o impacto na operação. Ao identificar e entender como eles acontecem, o empresário pode iniciar o trabalho para saná-los, além de evitar o surgimento de novos gargalos.

Custos

Altos custos operacionais são gargalos logísticos comuns a quase todas as empresas brasileiras. Como a infraestrutura logística muitas vezes não favorece o transporte de grandes cargas a longas distâncias, mover produtos entre estados e regiões do Brasil pode ter altíssimos custos para as empresas.

Por conta dos altos gastos, o processo logístico se torna mais caro do que realmente poderia ser, fazendo com que empresários optem por entregas mais lentas para tentar economizar, e sacrifiquem a agilidade no deslocamento, ou tenham uma lucratividade baixa devido aos custos.

Atendimento

É importante lembrar que o processo logístico não engloba apenas o transporte do produto em si, mas todas as áreas e processos da organização que podem influenciar na maneira como o produto é entregue ao cliente.

A falta de qualidade no atendimento ao cliente é outro grande gargalo logístico, pois qualquer informação errada ou não repassada entre a equipe de atendimento e o setor responsável pelo produto pode gerar dificuldades desnecessárias ou atrasos.

Além disso, o setor de compras também precisa de qualidade no contato e negociação com o fornecedor. A ausência de alinhamento entre fornecedor e empresa pode causar atrasos na entrega de matérias-primas ou falta de estoque necessário para atender clientes.

Estoque

O controle de estoque é um dos gargalos mais relacionados ao aumento de custos. Não ter o acompanhamento de perto de tudo que a empresa precisa para produzir dificulta o cálculo de orçamento, facilita estoques excessivos e impede que as compras sejam feitas de maneira estratégica.

Outra consequência de um controle de estoque ineficiente é que a empresa fica mais suscetível a perdas e roubos, especialmente quando não se tem um local adequado para armazenagem.

Como evitar gargalos logísticos

Como em qualquer processo empresarial, o primeiro ponto a ser trabalhado com o objetivo de melhoria é o treinamento e a capacitação das pessoas envolvidas nas atividades. Uma equipe que está consciente dos possíveis gargalos dentro do processo logístico consegue identificá-los mais rapidamente, além de evitar que eles aconteçam.

Outra ação importante é a padronização de processos e o uso da tecnologia como aliada na execução de atividades. Com softwares de controle e processos registrados, os gestores conseguem evitar com mais facilidade erros humanos e aumentam a capacidade de análise estratégica.

Os gargalos logísticos precisam de bastante atenção e dedicação por parte de gestores e empresários, mas não são impossíveis de serem solucionados e reduzidos ao máximo. O primeiro e mais importante passo é tomar conhecimento de quais gargalos ocorrem e dificultam a gestão da sua empresa, para então começar a solucioná-los!

Quer saber ainda mais sobre a gestão da cadeia logística e como ela afeta a organização como um todo? Confira esse artigo sobre a importância da gestão da cadeia logística.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário