Entenda a importância da agilidade no atendimento ao cliente

Entenda a importância da agilidade no atendimento ao cliente

Imagine que você vá a uma loja efetuar uma compra ou fazer um orçamento — como se sentiria se o fizessem esperar muito tempo para ser atendido? Será que permaneceria esperando ou procuraria um lugar com agilidade no atendimento?

Embora muitas empresas preguem que o cliente é a sua razão de existir, na prática isso nem sempre é verdadeiro. Um bom exemplo é o tempo que você espera em uma fila de banco ou no supermercado.

Então, será que vale a pena atender os clientes de forma ágil? Caso a resposta seja positiva, como fazer? Continue a leitura e descubra!

Importância da agilidade no atendimento

A agilidade no atendimento mostra para o cliente que você está verdadeiramente preocupado com ele e que deseja solucionar o problema dele o quanto antes, mas mantendo a qualidade no atendimento e sem pressa.

As pessoas também estão a cada dia mais ocupadas e não querem perder o seu tempo esperando. Logo, quanto mais ágil o atendimento, maior será a possibilidade de fidelizar clientes.

Outro ponto de extrema importância está relacionado ao custo. Quanto mais rápido o atendimento, mais clientes podem ser atendidos, diminuindo o custo com mão de obra e possibilitando o atendimento de mais clientes e o aumento das vendas.

Agora que você já entendeu a importância da agilidade no atendimento, confira algumas dicas para melhorar esse quesito em sua empresa.

Investimento em software de gestão

A tecnologia está presente em tudo e, se bem utilizada, poderá aumentar de forma considerável a produtividade, reduzir custos, otimizar processos e produzir indicadores para facilitar o gerenciamento do negócio.

Imagine que você tenha uma empresa de locação de equipamentos. Diversas atividades estão na sua rotina. É preciso ter o histórico dos equipamentos, controlar a localização, gerenciar as manutenções preventivas e corretivas, além das propostas. Já pensou em fazer tudo isso manualmente?

Nesse caso, contar com um software de gestão de locação de equipamentos tornaria o processo muito mais fácil, ágil e eficaz, aumentando a agilidade no atendimento e conquistando mais clientes.

Estabelecimento de boas parcerias

Uma empresa é formada por vários setores. Uma atitude muito comum é o empresário querer realizar todas as atividades por conta própria, inclusive nas áreas que não são o core business (parte central do negócio). Essa atitude tira o foco e acaba prejudicando a empresa a longo prazo.

Uma alternativa é buscar parcerias com especialistas para essas áreas complementares, como treinamentos e marketing. Dessa forma, você e os gestores estarão focados no que realmente importa, cobrando de seus parceiros os níveis de serviço acordados.

Qualificação dos funcionários

Independentemente do negócio, podemos afirmar que os colaboradores são o principal ativo da empresa. Quanto mais motivados e qualificados, melhor será a sua resposta na resolução de problemas, menor a taxa de erros e maior a produtividade.

Esse conjunto garante para a empresa baixo custo operacional, produtos e serviços de excelência e clientes satisfeitos rapidamente.

Direcionamento correto da equipe

O que adianta ter um bom quadro de funcionários capacitados se eles não estão alocados nos locais necessários?

É preciso ter indicadores de quais áreas têm maior demanda e em quais momentos. Depois disso, deve-se direcionar as pessoas para suprir essa necessidade. Apenas assim será possível reduzir a ociosidade e tornar o atendimento ao cliente mais ágil.

A agilidade no atendimento certamente é um grande diferencial competitivo, garantindo muitos benefícios para a empresa, como redução de custos, maior produtividade e clientes mais felizes. Siga as dicas citadas neste artigo e veja esses benefícios em sua empresa.

Você considera importante a agilidade no atendimento ao cliente? O que tem feito em sua empresa para melhorar nesse quesito? Deixe abaixo o seu comentário!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário