Entenda os ganhos de uma gestão descentralizadora para sua empresa

A forma como as empresas são conduzidas tem mudado bastante nos últimos anos, principalmente como resultado de várias mudanças no mercado de trabalho. Um exemplo disso é que o conceito de gestor e “chefe” vem se tornando mais flexível. Um bom exemplo disso é o conceito de gestão descentralizada, que se mostra uma opção cada vez mais promissora.

Apesar de ser um conceito recente, várias empresas já aderiram a essa forma de gestão e obtiveram ótimos resultados. Porém, muitos ainda resistem ao novo método, pois estão acostumadas com estilos mais tradicionais de gestão. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe!

Qual é a diferença entre gestão centralizada e descentralizada?

Tradicionalmente, as empresas seguem um estilo de gestão centralizadora, ou seja, há uma pessoa ou grupo que toma todas as decisões a respeito do negócio. Dessa forma, é criada uma hierarquia bem rígida que define como os processos são conduzidos.

Por outro lado, uma gestão descentralizadora faz justamente o oposto, dando a cada setor e subequipe autonomia para tomar decisões. Em um negócio que apresenta diversas filiais, por exemplo, muitas decisões do dia a dia seriam tomadas por um gestor local ou mesmo pelos indivíduos do negócio.

Quais as vantagens da gestão descentralizadora?

Esse estilo de gestão de negócio tem vários benefícios, especialmente para empresas mais dinâmicas. Em alguns casos, a mudança de paradigma é necessária para garantir a competitividade de uma empresa. Veja a seguir algumas das vantagens que ela pode trazer para seu negócio.

Equipe mais autônoma

Um dos problemas de uma hierarquia muito rígida e longa é que, para que qualquer decisão seja tomada, é necessário acionar todas as pessoas nessa cadeia, o que exige muito tempo e dificulta atividades cotidianas.

Com uma gestão mais descentralizada, cada subnúcleo da empresa terá mais liberdade para atuar no dia a dia, sem ter que consultar alguém acima na hierarquia. Isso facilita bastante a condução da maioria das tarefas de rotina e melhora a motivação.

Flexibilidade dos processos

Quando todas as decisões tomadas em uma empresa dependem de uma pessoa distante, é bem provável que todos os processos de trabalho se tornem bem mais rígidos, dificultando a adaptação diante de imprevistos.

Uma estrutura mais descentralizada tende a ter mais flexibilidade, permitindo que a equipe se adapte diante de novas influências e consiga maximizar seu desempenho. Ótimo para manter o planejamento com o máximo de resultados, além de melhorar sua relevância em um mercado dinâmico.

Incentivo à criatividade

Por fim, um ambiente muito rígido também reduz as oportunidades para que a equipe encontre soluções inovadoras para problemas recorrentes e aproveite novas oportunidades de mercado.

Quando você investe em uma gestão descentralizadora, também proporciona um espaço melhor para cultivar a criatividade da sua equipe e transformar essas inovações em benefício para a empresa.

Agora que você entende melhor o conceito de gestão descentralizada e os principais benefícios para seu negócio, é hora de considerar implementar essa metodologia em sua organização. Com um pouco de preparo e empenho, isso pode melhorar bastante o seu desempenho.

Achou este artigo interessante? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas a importância de descentralizar a gestão.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário