Entenda o que são fluxo de caixa direto e indireto

A gestão financeira é sempre uma das áreas mais sensíveis de qualquer empresa. Um controle eficiente das finanças evita erros e garante que a empresa esteja preparada para enfrentar momentos de adversidade. O contrário também é verdade: sem uma gestão financeira adequada, mesmo negócios com aumento de receita podem enfrentar problemas.

Uma das ferramentas mais usadas para fazer o controle das finanças empresariais é o fluxo de caixa. É ele que vai mostrar todas as entradas e saídas da empresa e permitir que o gestor faça um planejamento adequado. Contudo, você sabia que existem dois métodos diferentes de elaborá-lo? Falamos do fluxo de caixa direto e indireto.

Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona cada um deles e qual a diferença entre os dois. Acompanhe!

Como funciona a DFC?

Antes de entender como funcionam o fluxo de caixa direto e indireto, é preciso compreender o que é a DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa). Trata-se de um relatório financeiro que mostra tudo o que entrou e saiu do caixa do seu negócio em um determinado período. Para isso, utiliza informações do balanço patrimonial e do Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE).

Tanto o fluxo de caixa direto quanto o indireto são usados na elaboração da DFC. Esse é um tipo de relatório muito útil para os gestores do negócio, na medida que mostra a capacidade que a empresa tem de gerar lucro por meio das suas atividades principais.

O que é o fluxo de caixa direto?

O fluxo de caixa direto aponta todos os valores — pagamentos e recebimentos — que a empresa movimentou em um determinado período. Assim, é possível visualizar, de forma clara, os resultados brutos da empresa. Ele utiliza o regime de caixa, e não o de competência, e é o método mais comum atualmente. A grande vantagem é que o fluxo de caixa direto possibilita obter informações rapidamente e ter dados atualizados, o que é muito útil para os gestores do negócio.

Esse método de apuração precisa conter:

  • atividades operacionais: recebimentos de clientes e pagamentos de fornecedores, despesas administrativas e pagamentos ao governo;
  • atividades de investimento: compras de ativos permanentes e recebimento de dividendos;
  • atividades de financeiro: financiamentos, integralização de capital, empréstimos bancários e divisão de lucros.

O que é o fluxo de caixa indireto?

O fluxo de caixa indireto, por sua vez, começa pela análise do lucro líquido, avaliando os impactos no fluxo de caixa. Dessa forma, o gestor consegue verificar as mudanças no giro do negócio em um determinado período. Para a sua elaboração, é preciso usar o balanço patrimonial do início do período e o do fim do período, além do DRE.

Diferentemente do método direto, ele não fornece uma visão de entradas e saídas, uma vez que é feito pelo regime de competência. A ideia é analisar a variação de caixa naquele período do ponto de vista contábil. Assim, ele demonstra a diferença entre o caixa real e o saldo das demonstrações contábeis.

Pronto, agora você já sabe como funciona o fluxo de caixa direto e indireto e qual a função de cada um deles. Assim, a demonstração permite que os gestores se certifiquem de que a empresa terá recursos disponíveis para cumprir suas obrigações legais.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para continuar sua leitura e saiba também o que exigir de um sistema de controle de locação.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário