Gestão ágil: o que é preciso saber sobre o tema?

Uma gestão ágil de projeto consiste na aplicação de práticas com o objetivo de otimizar o processo tradicional de gestão e potencializar os resultados de uma empresa. Ou seja, o projeto é dividido em pequenas partes, que são realizadas em prazos menores, facilitando o trabalho da equipe.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e entenda para que serve a gestão ágil, qual a importância e quais são os métodos mais utilizados!

Afinal, como funciona e qual a importância da gestão ágil?

Um exemplo de gestão ágil é dar prioridade para determinados aspectos de um maquinário avariado. Se tanto a pintura quanto uma peça estão danificadas, a prioridade seria o conserto da peça para que ele seja testado. Isso torna esse modelo de gerenciamento mais dinâmico, o que aumenta significativamente a qualidade do projeto.

A gestão ágil permite aplicar mudanças em um projeto sem que a qualidade seja comprometida. Além dessa flexibilidade, esse tipo de gestão diminui a quantidade de processos e facilita a integração da equipe, estimulando a participação ativa e o engajamento entre os colaboradores.

Quais as diferenças entre métodos ágeis e tradicionais?

Como vimos, a gestão ágil traz vantagens em relação ao controle dos processos, integração da equipe e satisfação do cliente. Mas será essa a melhor metodologia para o seu caso? Veja, a seguir, as principais diferenças entre a gestão ágil e a tradicional:

  • percepção de resultados conforme entrega: enquanto a metodologia tradicional avalia a percepção de valor do produto ou serviço apenas após a entrega final, a gestão ágil permite que essa percepção aconteça de acordo com as entregas das etapas do projeto;
  • gestão de risco: a gestão tradicional foca planejar e detalhar os riscos do projeto, que são monitorados pelo gerente da área. Na gestão ágil, há mais flexibilidade, e os riscos podem ser identificados por qualquer um dos membros da equipe, sendo a responsabilidade coletiva;
  • controle de budget: na gestão tradicional, o custo do projeto é definido no princípio sem considerar possíveis alterações. Já a metodologia ágil permite que ajustes de custos sejam feitos de acordo com as entregas das funcionalidades mínimas e do mapeamento das etapas posteriores.

Quais os métodos de gestão ágil mais utilizados?

Devido às diferentes necessidades, existe uma variedade de métodos ágeis que podem ser utilizados de acordo com o projeto. Assim, é preciso avaliar qual é o mais adequado para cada caso. Confira, abaixo, quais são as principais metodologias! 

Scrum

Considerado o método mais utilizado, divide as etapas do projeto em pequenos ciclos, chamados de Sprints. Cada um deles apresenta um planejamento específico e, ao fim de cada Sprint, uma entrega é feita ao cliente, que fornece o feedback.

Extreme Programming (XP)

Conhecido como Programação Externa, visa melhorias no desenvolvimento de softwares e elementos relacionados à programação. Para isso, vários testes são realizados em diferentes escalas, trazendo qualidade e segurança ao projeto, além de beneficiar a comunicação.

Microsoft Solutions Framework (MSF)

Voltado para soluções de tecnologia, oferece qualidade por conta da identificação rápida das falhas. Seus objetivos consistem em gerenciar riscos, especificar interesses e oferecer respostas ágeis e eficazes, apresentando uma comunicação aberta e troca de experiências.

Lean Manufacturing

A cultura Lean trata-se de uma visão sobre como as etapas do projeto devem ser efetuadas, de modo a aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios. O objetivo é agregar valor para o cliente e fazer entregas rápidas e com aumento na qualidade.

A gestão ágil busca a unificação e a maximização da qualidade oferecida ao cliente, trazendo mais rapidez, eficiência e, consequentemente, economia. A utilização de softwares específicos é fundamental para facilitar todo esse processo, sendo o ERP a solução ideal a ser implementada.

Gostou deste artigo? Se tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida a respeito da gestão ágil, deixe o seu comentário!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário