Como otimizar a gestão de equipamentos em locadoras?

Fazer uma boa gestão de máquinas e equipamentos é indispensável para qualquer empresa de locação que deseja aumentar a margem de lucro e oferecer preços mais competitivos. Assim, é possível reduzir desperdícios, minimizar os custos com reparos e prolongar o tempo de vida dos equipamentos.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores práticas para otimizar a gestão de equipamentos em sua empresa. Entenda também como garantir as melhores condições de uso das máquinas e equipamentos e de que forma a tecnologia pode ser usada a seu favor. Boa leitura!

Conte com um bom fornecedor

Antes de tudo, é fundamental estabelecer parcerias com bons fabricantes e fornecedores de equipamentos, avaliando as vantagens e condições de cada um deles para certificar-se de que terá o melhor custo-benefício. Afinal, o preço não é o único fator que deve ser considerado, sendo essencial contar com uma empresa confiável e que garanta produtos de qualidade.

Por esse motivo, investigue as melhores condições de compras e negocie com o fornecedor para conseguir bons descontos. Ao encontrar o fornecedor ideal, será possível fechar parcerias para estabelecer condições especiais e mais vantajosas para ambas as partes.

Treine os funcionários para o uso correto das máquinas e equipamentos

Outra dica para uma boa gestão de equipamentos é realizar o treinamento dos funcionários para que eles lidem de maneira correta com o maquinário. Isso não apenas vai garantir que as máquinas e equipamentos sejam usadas de maneira mais segura, mas também contribuirá para que permaneçam em boas condições.

O treinamento para o manuseio e cuidados vai reduzir gastos desnecessários da empresa com manutenção e compra de novos equipamentos. Além disso, poderá ajudar a identificar problemas nos equipamentos, possibilitando que os colaboradores contatem a assistência técnica, caso haja a necessidade de reparos.

Realize a manutenção preventiva

Para evitar consertos com frequência e prolongar a vida útil dos equipamentos, alguns cuidados devem ser tomados. Por isso, a manutenção preventiva deve fazer parte da rotina da empresa, já que avaliar o estado das suas máquinas e equipamentos regularmente é fundamental para o alcance da produtividade máxima em uma operação.

Além de ser essencial para a identificação de danos e defeitos, a manutenção preventiva avalia a necessidade de troca de peças gastas e outras ações que garantem melhores condições de uso dos equipamentos. Logo, é importante fazer um bom planejamento e contar com profissionais capacitados para essa avaliação.

Use a tecnologia na gestão de equipamentos

O uso de softwares tem sido cada vez mais comum em várias áreas, incluindo a de gerenciamento de equipamentos. Por meio de soluções tecnológicas, é possível manter informações importantes reunidas e visualizar os dados em planilhas, gráficos e relatórios, agilizando a análise dos processos.

Ao utilizar um software de gestão como o SAM, a locadora passa a contar com uma ferramenta essencial, não apenas para aumentar a produtividade, mas também por ajudar a minimizar as chances de erros. Além disso, contribui para monitorar o fluxo de trabalho e com o agendamento de serviços, entre diversas outras funções.

Como vimos, a gestão de equipamentos merece uma atenção especial, já que impacta tanto a performance das máquinas e equipamentos como a produtividade dos colaboradores. Por isso, o uso de um software para otimizar processos, sem dúvida, proporcionará resultados melhores em seu negócio. Pense nisso.

A SAM oferece um sistema de gestão completo para agilizar o gerenciamento de equipamentos da sua empresa. Entre em contato para saber como podemos ajudar você!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário