Gestão de riscos e compliance: o que são e como podem ajudar seu negócio a crescer?

Toda empresa está sujeita a uma série de problemas durante a condução de suas atividades, sejam eles parte do próprio setor ou problemas comuns a qualquer negócio. Para lidar com isso, o melhor caminho é investir em suas metodologias de gestão, especialmente no que diz respeito ao trabalho de gestão de riscos e compliance.

Apesar de serem fatores muito importantes na gestão de negócios, tanto o compliance quanto o processo de gestão de riscos passa despercebido dentro de muitos empreendimentos. Porém, se você quer otimizar seus processos internos e minimizar os riscos de perdas, então precisa entender como eles se relacionam e como contribuem com o crescimento da sua empresa.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é gestão de riscos e compliance, além de mostrar a importância para sua performance. Acompanhe!

O que é o compliance?

O termo “compliance” vem de “conformidade”, sendo principalmente usado para se referir ao setor da empresa ou às suas medidas para garantir o cumprimento de normas e obrigações legais por parte da equipe. Isso se aplica tanto à legislação vigente quanto a normas internas do seu negócio. Ao seguir essas normas o mais fielmente possível, a expectativa é de que vários processos se tornem mais eficientes, permitindo uma gestão mais produtiva.

O que é a gestão de riscos?

Em muitos aspectos, a gestão de riscos é um dos pilares centrais do trabalho de compliance. Afinal, existem várias normas internas e externas nas empresas que ajudam a reduzir riscos comuns. Isso inclui regras de segurança ocupacional, evitar multas, melhorar o desempenho diário, entre outras coisas.

Esse é um tema bem mais complexo, pois há muito que pode ser feito para mitigar determinados riscos. E é trabalho do compliance entender essas ações e garantir que elas sejam cumpridas.

Qual é a importância da gestão de riscos e compliance para o crescimento do negócio?

Agora que você entende a correlação entre ambos, o próximo passo é saber como eles influenciam o desempenho da sua empresa. Veja aqui alguns exemplos.

Antecipação de problemas

Tanto compliance quanto gestão de riscos se baseiam em informações na previsão de problemas. Se você souber quais são os principais riscos ao seu negócio, pode se preparar para solucioná-los com mais rapidez.

Planos para minimizar problemas de conformidade

Cada norma que a empresa segue possui um propósito, seja de segurança ou de eficiência. Sendo assim, investir em ações para garantir que tais normas sejam seguidas é sempre um bom investimento.

Revisão e aprimoramento constante das regras internas

Por fim, é bom lembrar que certas normas podem precisar de uma revisão ou leis podem ser alteradas com o tempo. Sendo assim, o setor de compliance deve sempre acompanhá-las e garantir sua melhor implementação no negócio.

Agora que você entende melhor a relação entre gestão de riscos e compliance, pode usá-los para maximizar o próprio desempenho. Com campanhas e treinamentos bem posicionados, você pode tornar essas normas uma parte integrante da cultura ocupacional, facilitando que sejam seguidas.

Deseja continuar a receber nossas dicas? Então não deixe de nos seguir no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. 

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário