O que é lead time e como ele pode ajudar sua empresa?

Ter um negócio competitivo e lucrativo no mercado exige conhecimento nas várias áreas que envolvem a gestão da empresa. O empreendedor precisa entender sobre as finanças, as pessoas e o processo produtivo interno de seus produtos ou serviços!

O lead time é um indicador que ajuda o empresário a descobrir como seu negócio pode evitar custos desnecessários e proporcionar uma experiência agradável ao seu cliente, com o intuito de manter o bom funcionamento da empresa.

Confira abaixo o que é lead time, como calculá-lo e quais são os principais benefícios de manter o controle desse indicador.

O que é lead time?

Lead time é um conceito originado da engenharia da produção. De forma simplificada, pode ser definido como o tempo decorrido entre o momento em que o cliente realiza um pedido para uma empresa até que esse pedido seja entregue ao solicitante.

Esse conceito também pode ser interpretado de várias outras formas, mas as duas principais são:

  • a visão do cliente: tempo entre o momento em que ele faz o pedido e está com o produto desejado;
  • a visão da empresa: tempo entre a chegada de matéria-prima para produção do produto e a entrega para o cliente.

A ideia de criar um indicador que fornecesse a informação do tempo gasto, por todo o sistema de produção e entrega, surgiu com o objetivo de criar uma previsibilidade no processo produtivo da empresa. Conhecendo todas as etapas do processo e o tempo que cada uma leva, o empresário pode entender como reduzir custos desnecessários.

Quais os benefícios de utilizar o lead time na gestão do negócio?

Já ciente sobre o que é lead time e como ele influencia em seu negócio, como aplicar seus benefícios na prática?

Controle de estoque

Alguns empreendedores podem olhar apenas para a visão do cliente e procurar aumentar seus estoques para garantir entregas rápidas. Entretanto, uma grande quantidade de estoque vai gerar, na verdade, o aumento do lead time.

Tendo em vista que os materiais comprados ficarão parados por um certo tempo até que sejam utilizados, o lead time já é contato a partir da compra, e o acúmulo de estoque eleva o tempo total de produção, o que gera um custo extra de armazenamento dos estoques.

Satisfação do cliente

Utilizar o lead time na gestão do negócio ajuda no aumento da satisfação do cliente. Trabalhar para reduzir o tempo de entrega dos produtos é uma das melhores formas de aumentar a competitividade de uma empresa, em um cenário de produtos com qualidade e preços semelhantes.

Dessa forma, o gestor do negócio tem a capacidade de direcionar seus esforços para a diminuição do lead time na visão do cliente, aumentando as chances de fidelização de antigos clientes e aquisição de novos consumidores.

Como descobrir o lead time ideal para sua empresa?

Descobrir o lead time da sua empresa é um processo importante, mas bastante variável de acordo com a área de atuação do negócio. Numa empresa que trabalha como revendedora de calçados, o lead time levará em conta o tempo de pedir o calçado, passar o produto pelo processo da empresa e depois entregá-lo ao cliente. Já no caso de uma organização que produz seus produtos, o lead time passa a olhar também para o tempo de produção do produto final.

Dessa forma, para descobrir o lead time de uma empresa, o empreendedor vai seguir, em geral, os seguintes passos:

1. Listar os produtos exigidos;

2. Descobrir o tempo para a aquisição de cada item;

3. Identificar o item com mais alto prazo de entrega;

4. Definir o tempo para a finalização do produto/serviço;

5. Adicionar o tempo de espera para receber os produtos.

Gerir um negócio exige do empreendedor uma visão sistêmica de toda a organização e dos recursos de tempo, capital e mão de obra necessários para a produção. Entender o lead time vai ajudar na melhor gestão da empresa, seu funcionamento interno e como isso influencia na satisfação de seus clientes.

Gostou de entender o que é lead time e quer ter mais dicas de gestão para sua empresa e sobre como você pode tornar seu negócio mais lucrativo? Assine nossa newsletter para receber em primeira mão os conteúdos do blog!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário