O que exigir de um sistema de controle de locação?

Um dos pontos fundamentais para uma boa gestão é contar com ferramentas adequadas que auxiliem controle de locação. Elas permitem automatizar processos e ter mais segurança nas tarefas realizadas. Contudo, para aproveitar os benefícios que isso proporciona, é fundamental saber como escolher o software ideal.

Existem diversas funcionalidades que podem ser incluídas, então separamos os principais pontos de atenção ao contratar um sistema de controle de locação. Acompanhe agora e saiba mais!

Cadastro de clientes e contratos

O cadastro de clientes e contratos ativos é um dos principais pontos para uma boa gestão em empresas de locação. Portanto, o sistema deve oferecer módulos que mantenham esses registros e agilizem as pesquisas realizadas pelos colaboradores.

Com essa ferramenta, ficará mais fácil encontrar os dados dos clientes para enviar propostas comerciais, acompanhar serviços ou implementar estratégias para reativar antigos contratos. Procure por ferramentas que também ofereçam diversos filtros de pesquisa para que seja possível fazer consultas específicas, de acordo com as necessidades da empresa.

Cadastro de patrimônio

Um dos pontos fundamentais para o controle de locação é ter um cadastro completo com todo o patrimônio da empresa, listando os equipamentos que são ofertados aos clientes. Isso permite que os gestores acompanhem dados como:

  • total de equipamentos da empresa;
  • disponibilidade para a locação;
  • número de itens em manutenção.

Dessa forma, fica mais fácil prestar informações aos clientes interessados em alugar um equipamento e acompanhar dados importantes para verificar se é necessário fazer manutenções ou comprar novos itens.

Controle de manutenção

A manutenção dos equipamentos é indispensável para garantir que eles atenderão as necessidades dos clientes e não apresentarão defeitos. Além disso, essa é uma prática importante para aumentar a vida útil e garantir mais economia para a empresa.

Assim, o sistema deve contar com funcionalidades que permitam acompanhar os prazos para as manutenções preventivas e incluir dados sobre eventuais consertos realizados de forma corretiva.

Controle de fornecedores

Outro ponto importante em um sistema de controle de locação é um sistema para cadastrar e acompanhar os fornecedores. Essa funcionalidade vai auxiliar quando for necessário negociar contratos e fazer novas compras.

Essa ferramenta também ajudará a acompanhar a frequência de compra, variação de preços e outros dados que impactam o orçamento empresarial. Como consequência, os gestores contarão com mais informações para embasar a tomada de decisão.

Controle de faturamento

Por fim, o sistema precisa ter funcionalidades que ajudem no controle financeiro e fluxo de caixa. Com esse acompanhamento é possível fazer projeções e planejar o pagamento das obrigações da empresa. Outro benefício é acompanhar pendências para aplicar as medidas de cobrança e combater a inadimplência.

Contando com um sistema de controle de locação que ofereça essas funcionalidades, sem dúvidas a sua empresa conseguirá melhorar a gestão e criar um bom planejamento estratégico. Portanto, avalie as opções do mercado para encontrar uma que atenda às necessidades da empresa com o melhor custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Se você quer conhecer um sistema de qualidade para a sua empresa de locação, entre em contato conosco e veja como o SAM pode ajudar!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário