Planejamento estratégico: entenda como desenvolver

Planejamento estratégico: entenda como desenvolver

Elaborar o planejamento estratégico da empresa é fundamental para o bom andamento das atividades de uma organização. É esse documento, que precisa ter atualização anual, que direciona todas as ações da empresa nos mais diversos segmentos.

Para isso, elaboramos algumas dicas para que você saiba como desenvolver o planejamento estratégico na sua empresa. Continue a leitura e confira!

1 – Identifique as metáforas de Morgan

Gareth Morgan é um famoso estudioso da administração e desenvolveu uma teoria que ficou conhecida como as metáforas de Morgan ou imagens da organização. A ideia proposta por Morgan é a de que as empresas são classificadas em 8 metáforas, de modo que é necessário entendê-las para melhor desenvolver o planejamento estratégico.

As metáforas de Morgan são:

  • Máquina – a empresa é vista como uma engrenagem, em que uma parte depende da outra para funcionar;
  • organismo – a empresa é um organismo vivo que nasce, se desenvolve e morre;
  • cérebro – a empresa é focada no conhecimento;
  • valores – a empresa tem uma tradição que deve ser seguida;
  • sistema político – existem na empresa jogos ocultos e relações de poder distintas;
  • prisão psíquica – os colaboradores permanecem na empresa por repressão e medo;
  • fluxo e transformação – a empresa está em mudança constante;
  • instrumentos de dominação – a cultura organizacional é focada na agressão e dominação dos colaboradores.

2 – Faça um mapeamento de cenários

Para o desenvolvimento do planejamento estratégico é importante que seja feito um mapeamento de cenários. Dessa forma, são analisados os ambientes interno e externo da empresa.

Essa análise de cenários deve prever acontecimentos e ações em aspectos diversos, como o político e econômico, que podem proporcionar mudanças nas organizações.

3 – Desenvolva a análise SWOT

A análise SWOT é uma metodologia que consiste no levantamento dos pontos fortes (strenghts), pontos fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Após feita a apuração dessas informações, deve-se realizar o cruzamento de todas elas e, assim, criar os planos de ação.

4 – Crie planos de ação

Os planos de ação nada mais são do que as estratégias desenvolvidas na etapa anterior esplanadas, ou seja, mostrando todos os detalhes necessários para a sua realização.

É importante que cada ação que será desenvolvida na organização seja esmiuçada da seguinte forma:

  • público-alvo – para quem a ação é destinada;
  • atividades – como a ação será realizada;
  • prazo – quando a ação será  realizada;
  • recursos humanos – as pessoas que estarão envolvidas na realização da ação;
  • recursos físicos – os materiais e equipamentos que serão utilizados na ação;
  • orçamento – os valores que serão investidos para o desenvolvimento da ação;
  • meta – o objetivo a ser alcançado com a ação.

5 – Faça um ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma metodologia que entende o planejamento de forma cíclica, de modo que é necessário planejar (plan), executar (do), verificar (check) e agir (action). Assim, o ideal é que todo esse ciclo seja cumprido no decorrer de um ano. Ao final do ciclo, é verificado aquilo que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Conseguiu entender mais facilmente sobre como fazer um planejamento estratégico é importante? Caso tenha ficado em dúvida, deixe um comentário no post!

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