Saiba como fazer um planejamento de compras eficiente com um sistema ERP

O planejamento de compras é essencial tanto para garantir uma gestão financeira eficiente quanto para assegurar que a empresa terá os insumos e produtos necessários para manter a operação e cumprir os compromissos com os clientes.

Tudo isso faz do planejamento de compras um processo estratégico. Para que ele seja feito da melhor forma possível, é preciso levar em consideração praticamente todos os setores da organização, do financeiro à área comercial. É justamente por esse motivo que um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é tão útil nesse processo.

Neste artigo, vamos ver por que usar um ERP no planejamento de compras e as vantagens que ele pode proporcionar. Acompanhe!

Por que usar um sistema ERP no planejamento de compras?

A gestão de compras deve observar algumas questões importantes. Em primeiro lugar, é preciso analisar o negócio propriamente dito, levando em consideração itens como a capacidade de armazenamento da empresa e a disponibilidade de caixa. Além disso, deve-se avaliar se uma aquisição é realmente necessária e como isso vai impactar a organização do estoque.

Mas como o ERP se relaciona com esses pontos, afinal? Estamos falando de um software capaz de integrar as várias áreas da empresa, o que é fundamental para o planejamento de compras. Ele pode fornecer ao gestor informações de produção, venda e estoque, alimentando, de forma sistematizada, uma base de dados unificada.

Assim, por exemplo, enquanto uma baixa no estoque pode indicar a necessidade de aquisição de determinados insumos ou produtos, os dados de venda e produção ajudam a definir o quanto deve ser comprado.

Quais as vantagens de usar o ERP na gestão de compras?

Veja, agora, quais são os principais benefícios do uso do ERP para o planejamento de compras em sua empresa!

Permite planejar as compras

A primeira vantagem decorre de tudo o que dissemos até então: o ERP permite planejar as compras de forma mais eficiente, evitando aquisições desnecessárias e, ao mesmo tempo, garantindo que a empresa tenha a matéria-prima para manter a produção ou o produto a ser fornecido ao cliente.

Ajuda na gestão de fornecedores

O ERP ajuda, ainda, na gestão de fornecedores. O gestor de compras pode checar, pelo sistema, quem entrega os itens corretamente e cumpre os prazos acordados, além de visualizar o histórico de preços, de modo a auxiliar na negociação.

Possibilita a integração de setores

Tal sistema também permite integrar o setor financeiro ao de compras, de forma que o gestor consiga checar a disponibilidade de caixa da empresa. Isso possibilita negociar melhores preços e prazos de pagamento.

Centraliza a tomada de preços

Por fim, mas não menos importante, o ERP é capaz de centralizar a tomada de preços com os diversos fornecedores, agilizando o processo de cotação e ajudando a reduzir o custo de aquisição das mercadorias.

Como o SAM pode ajudar a ter mais eficiência nesse planejamento?

O SAM é um ERP voltado especialmente para empresas que atuam na área de locação de equipamentos. Para quem trabalha nesse ramo, não há nada pior do que ter itens danificados, impossibilitando a locação. O SAM ajuda a fazer o controle de manutenções corretivas e preditivas ao determinar as datas do que deve ser feito de acordo com cada tipo de equipamento.

Esse tipo de controle é essencial para o planejamento de compras, que deve saber quais peças precisam ser compradas e quando agendar as manutenções. Além disso, o SAM possibilita fazer um controle completo tanto de clientes quanto de fornecedores, para que o empreendedor consiga tomar preços e escolher os melhores fornecedores de forma integrada com o setor financeiro.

Agora você já sabe como um sistema ERP pode ser útil no planejamento de compras, trazendo informações valiosas para o alcance máximo de eficiência nesse processo. Tal recurso propicia a redução de custos, ao mesmo tempo em que garante os insumos de que a empresa precisa para manter sua operação.

E então, ficou interessado nesse sistema? Se sim, entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração do SAM para a sua empresa!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário