Sistema de contas a pagar e receber: como um ERP pode ajudar?

A organização do sistema de contas a pagar e receber da empresa é um dos pontos fundamentais para o sucesso do negócio. Quitar todas as obrigações em dia é importante para não ter que arcar com multas e juros, além de manter um bom perfil de crédito.

Por outro lado, são as contas a receber que permitirão o cumprimento de todos os compromissos financeiros da empresa. Então, é necessário acompanhar o pagamento e identificar os clientes inadimplentes.

Se você quer melhorar o sistema de contas a pagar e receber da sua empresa, aprenda agora como um ERP pode ajudar!

Segurança dos dados

Um sistema ERP traz mais segurança em relação aos dados armazenados, por diversos motivos. A ferramenta oferece proteção contra acessos indesejados, evitando vazamentos de dados. Além disso, também oferece opções de backup, que ajudam na recuperação das informações diante de problemas ou acidentes.

Por fim, com a integração entre as diferentes funções existentes, ele reduz o número de atividades manuais e diminui o risco de erros humanos ao inserir as informações. Assim, todas as operações ficam mais seguras.

Redução de custos

Com um sistema de contas a pagar e receber integrado no ERP, é possível acompanhar todas as obrigações financeiras diariamente, a fim de planejar os pagamentos que devem ser feitos. Isso evita os atrasos na quitação de contas, reduzindo os custos com pagamento de multas ou juros que são gerados pelos atrasos.

Além disso, as pendências financeiras podem resultar em medidas restritivas de crédito e ações judiciais de cobrança, que prejudicam o andamento do negócio.

Controle do fluxo de caixa

Um ERP permite o acesso ao fluxo de caixa e ao controle de faturamento, verificando como estão as contas a pagar e receber para um acompanhamento financeiro completo. Desse modo, a empresa consegue controlar as despesas, verificar se existem clientes inadimplentes e, se necessário, realizar as medidas de cobrança necessárias.

Com base nisso, fica mais fácil fazer um planejamento estratégico e acessar dados importantes para auxiliar na tomada de decisão da empresa, já que você terá dados financeiros completos sobre o negócio.

Otimização de processos

Um sistema ERP de qualidade conta com diversas funcionalidades que funcionam de forma integrada. Desse modo, além das melhorias relacionadas à gestão financeira, é possível otimizar outros processos da empresa. Cadastro de clientes, controle de contratos, acompanhamento de manutenções e gestão de estoque, por exemplo, são funções comuns nos softwares.

Elas ajudam a acessar dados com facilidade e realizar as tarefas necessárias dentro do prazo. Essa prática também ajuda na negociação com clientes, já que a equipe terá acesso fácil a todas as informações necessárias para fechar novos contratos, sem riscos de passar dados incorretos.

Contudo, para aproveitar todos esses benefícios de um sistema de contas a pagar e receber, é essencial contar com um ERP de qualidade, que ofereça soluções completas para o seu negócio, como o SAM. Desenvolvido com foco nas empresas de locação, ele oferece todas as ferramentas para uma gestão completa da sua empresa.

Gostou do post? Se você quer saber mais sobre as vantagens de ter um sistema ERP, entre em contato conosco!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário