5 noções básicas de Gestão Patrimonial que você precisa dominar

5 noções básicas de Gestão Patrimonial que você precisa dominar

Lidar com clientes, fornecedores e funcionários é tarefa comum na rotina empresarial. E como não é nada fácil tratar dessas três áreas, é comum que gestores e empresários acabem se esquecendo de dedicar tempo a outra área importantíssima: a gestão patrimonial.

Para ajudar a resolver esse problema, compartilhamos neste artigo algumas ações que não podem ficar de fora da rotina de um negócio de sucesso. Acompanhe.

1. Implante um manual de normas e procedimentos

Um manual de normas e procedimentos é composto por um conjunto de Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Resume-se em um documento que indica detalhadamente todas as operações necessárias para a realização das tarefas comuns no ramo de atividade da empresa.

Na gestão patrimonial é importante contar com esse tipo de manual personalizado com as normas de recepção, registro, controle e uso dos bens da empresa. A padronização na utilização dos ativos permite que estes tenham a maior vida útil possível e diminui os riscos de perdas por má utilização.

É importante ainda definir por escrito as regras para segurança do patrimônio, que devem envolver o controle de acessos às dependências da empresa, controle para requisição de materiais e estoques e normas para vigilância ostensiva das dependências da companhia.

2. Tenha um plano de manutenção bem definido

São vários os benefícios proporcionados por um plano de manutenção preventiva. Um deles é poder contar com a garantia e assistência dos fornecedores, geralmente condicionadas aos prazos de revisões periódicas das máquinas e equipamentos.

Outra vantagem muito importante é diminuir a possibilidade de paradas na produção e a indisponibilidade de ativos para aluguel, decorrentes de quebras e falhas por falta de manutenção.

Além da manutenção preventiva, é fundamental desenvolver a cultura de manutenção preditiva, que tem a função de prever quando um equipamento precisa de reparos, em vez da simples substituição de uma peça ao final de um tempo previamente estipulado.

3. Realize inventários físicos periódicos

O inventário físico permite determinar a real existência dos bens registrados. A realização de inventários de estoques já é uma prática comum nas empresas. O de imobilizado, porém, ainda é bastante ignorado.

Empresas com uma boa gestão patrimonial realizam o inventário rotativo, ou seja, aquele que é realizado periodicamente e não apenas no final de cada ano. Para isso, a empresa conta parte de seus bens em cada período. Esta prática permite identificar desvios a tempo de corrigi-los.

É importante que o inventário seja realizado de forma autônoma. Quando não for possível que pessoas façam a contagem sem atrapalhar a rotina de controle dos bens, é fundamental que um funcionário independente acompanhe esse processo.

4. Adeque o registro de seus ativos às normas contábeis

Os relatórios contábeis são uma ferramenta para acompanhamento da saúde financeira da empresa. Por isso, quando a contabilidade não é realizada de acordo com as normas legais, o gestor corre o risco de tomar decisões importantes baseando-se em números e valores incorretos.

A contabilização acertada do patrimônio também permite uma melhor gestão tributária, já que as despesas relacionadas ao patrimônio podem servir como base de dedução de impostos.

5. Conte com um software de gestão patrimonial

É praticamente impossível fazer uma boa gestão patrimonial sem contar com um bom software. Os detalhes que merecem atenção são muitos e devem sempre estar interligados. Por isso, é difícil que a empresa cresça e ganhe mercado utilizando apenas planilhas ou controles impressos.

Sistemas como o SAM permitem um gerenciamento de histórico de equipamentos, controle de localização e acompanhamento do plano de manutenção preventiva, facilitando a gestão patrimonial e fazendo com que ela aconteça integrada às demais necessidades comerciais e operacionais da empresa.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre que a gestão patrimonial de sua empresa conta com estes em pilares sólidos!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário