Entenda como calcular a depreciação de equipamentos

Em empresas nas quais são utilizadas máquinas no dia a dia, como armazéns, indústrias, obras e afins, é comum que o valor desses itens seja colocado em questão — especialmente quando chega a hora de substituí-los e/ou revendê-los. Nesse momento, é necessário saber como a depreciação de equipamentos afetou seus valores.

A depreciação é o processo de perda de valor de qualquer equipamento com base no tempo de vida dele. Mesmo que o item em questão não esteja em uso, suas peças sofrem desgaste naturalmente, reduzindo sua eficiência. Consequentemente, maquinários com maior nível de depreciação impactam o valor do serviço prestado.

Para garantir o uso correto desse indicador, é preciso saber como calcular a depreciação de equipamentos. Neste post, fornecemos algumas dicas para auxiliar você. Acompanhe!

Conheça os tipos de depreciação de equipamentos

Nem toda depreciação é medida da mesma forma. É preciso observar o tipo de equipamento, sua vida útil, entre outros fatores. Com base neles, você vai obter valores um pouco diferentes ao comparar um item e outro.

Abaixo, listamos os principais tipos de depreciação aos quais você deve atentar. Veja!

Depreciação linear

Como o próprio nome sugere, esse é um cálculo de depreciação no qual a redução do valor a cada mês ocorre de forma constante. Logo, no fim de sua vida útil estipulada, o equipamento em questão terá valor zero.

Nesse caso, o cálculo é bem simples. Primeiro, você toma nota do valor de compra do equipamento e do tempo de vida previsto. Em seguida, basta dividir esse total pelo número de meses correspondentes à sua vida útil. Dessa forma, quando for revendê-lo, saberá qual é o valor ideal de acordo com o nível de depreciação esperado.

Depreciação acelerada

Como você já deve saber, o desgaste de máquinas ocorre de forma desigual ao longo de sua vida útil. É por isso que um seminovo tem valor bem menor em relação a algo saído de fábrica. Ainda assim, a perda não é tão grande. Logo, o cálculo de depreciação de equipamentos deve levar em conta esse parâmetro.

O que a maioria das empresas faz é descontar uma fração maior da depreciação nos primeiros anos e reduzir essa taxa progressivamente com o tempo. Por exemplo, um equipamento pode perder 25% de seu preço no primeiro ano, depois 21%, em seguida 17% — e assim por diante, até atingir um valor irrelevante.

Verifique o valor de depreciação em relação à sua rentabilidade

Algo a ser observado antes de decidir vender um equipamento depreciado é comparar o quanto ele vale ficando na sua empresa e o quanto você pode ganhar com sua troca. Se houver uma grande necessidade da máquina, pouca oferta e/ou o valor de venda for muito baixo, pode ser mais interessante continuar com ela.

Agora que entende mais sobre depreciação de equipamentos, já tem condições de fazer seu cálculo corretamente e aplicá-la em seu planejamento. Isso ajudará bastante você na hora de negociar valores.

Quer mais dicas para otimizar o seu trabalho? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba informações exclusivas em seu e-mail!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário