Como fazer a gestão de materiais e controle de estoques? Entenda aqui

Em vários setores, é comum que seja necessário movimentar vários materiais todos os dias, especialmente na locação de maquinário. Porém, também há bastante risco de perder o controle dessa movimentação à medida que os números crescem. Por isso, é importante investir na gestão de materiais e controle de estoques em seu negócio.

Se você trabalha com fornecimento, então sua atenção nessa área deve ser redobrada, pois isso influencia diretamente a qualidade do seu trabalho. Para ajudar nessa questão, vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa gestão e como você pode aprimorar a sua. Acompanhe!

Por que a gestão de materiais e controle de estoques é importante?

Pode parecer mais importante falar diretamente com os clientes e buscar mais vendas. Porém, para que isso gere retorno, seu estoque precisa estar bem cuidado. Listamos alguns dos benefícios que você ganha com isso a seguir.

Evitar desvios e perdas

Quando há muitas movimentações simultâneas no estoque, há risco de que algum material seja enviado ao local errado ou perdido. Manter um controle mais próximo é uma forma de reduzir esse perigo, evitando prejuízos repentinos.

Agilizar o atendimento

Depois que um cliente entra em contato, o ideal é que você entregue resultados o mais rápido possível. Se for necessário verificar os estoques a cada pedido de cotação recebido, você pode perder bons clientes devido à espera ou à alta inconsistência.

Planejar o estoque

Em diferentes épocas, pode ser que a demanda se altere. Isso significa que você também deve se adaptar, aumentando ou reduzindo seu estoque. Se há uma tendência de alta na demanda, então você também deve acompanhá-la.

Como fazer a melhor gestão de materiais e controle de estoques?

No começo pode parecer um pouco difícil, mas há algumas práticas que vão facilitar seu trabalho de gestão de estoque. Veja algumas dicas!

Registre todas as entradas e saídas

O primeiro passo para fazer qualquer controle é ter um registro de suas atividades. Estamos falando do registro de movimentação de mercadorias. Ou seja, o que entrou, o que saiu e quando. Dessa forma, você sempre saberá o que está ou não disponível.

Trabalhe com estoque reduzido

O mais recomendado atualmente é que as empresas trabalhem com estoque mínimo, mantendo apenas o necessário para atender à demanda. Isso reduz custos de manutenção e otimiza seus ganhos. Para tal, é preciso planejar sua gestão.

Padronize a nomeação e o armazenamento

Para facilitar a busca por itens no seu estoque, o mais eficaz é criar um padrão de nomeação e organização. Dessa forma, você poderá encontrar os materiais rapidamente, conferir seus números e deixar que toda a equipe siga o mesmo padrão.

Conte com um sistema de gestão

A tecnologia é uma forte aliada em qualquer setor, especialmente na gestão de materiais e controle de estoques. Investir em um software adequado permite automatizar várias tarefas e otimizar seu tempo e sua produtividade.

Agora que você entende a importância da gestão de materiais e controle de estoque e como melhorá-la, é fundamental colocar nossas dicas em prática. Com planejamento e investimento, você obterá ótimos resultados. Bom trabalho!

Quer investir em um sistema de gestão para sua locadora de maquinário? Então, entre em contato com o SAM agora mesmo e conheça nossa solução!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário