Saiba como evitar erros no gerenciamento de estoque com 5 dicas

Saiba como evitar erros no gerenciamento de estoque com 5 dicas

O gerenciamento de estoque costuma ser um ponto delicado de muitas pequenas empresas. Erros costumam ser comuns, e são eles os responsáveis por perdas, desperdício de dinheiro e podem até colaborar com a falência de um negócio.

Por isso, é fundamental aprender boas práticas de como cuidar bem de um ativo tão importante quanto o estoque. Se você não quer problemas internos e, principalmente, com os seus clientes, veja agora 5 dicas para evitar erros no gerenciamento do estoque.

1. Treine bem os seus funcionários

A capacitação das pessoas responsáveis por cuidar do estoque é o primeiro passo para ter um gerenciamento cada vez melhor. Sem isso, os funcionários poderão adotar práticas que sejam menos eficientes e tragam riscos para os produtos.

Dessa forma, você deve treinar bem os colaboradores. Eles devem ter em mente quais os procedimentos, o que deve ser feito e aquilo que precisam evitar. Quanto mais bem preparadas essas pessoas estiverem, mais bem cuidado será o seu estoque. Com isso, o negócio ganha rapidez, eficiência e qualidade.

2. Faça um bom controle

Um bom gerenciamento de estoque está diretamente relacionado a bons controles. Se não for assim, corre-se o risco de produtos encalharem, perderem prazos de validade ou ficarem danificados. Ou pior ainda: não haver produtos em quantidade suficiente para atender a demanda dos clientes.

É preciso fazer um controle detalhado de tudo o que está no estoque. Você deve ir além do habitual inventário: vale usar desde planilhas de controle até um software que mostre entradas, saídas, datas e outras informações importantes.

Além disso, você pode ter um inventário rotativo. Ou seja, a cada mês, por exemplo, elaborar um inventário que possibilite o acompanhamento de perto de todos os produtos, evitando qualquer falha.

3. Padronize itens e descrições

Se cada produto seu tiver uma descrição diferente, a organização do estoque será mais complicada. Isso porque, sem padronização, tudo ficará demorado, menos prático e mais sujeito a retrabalho ou perdas.

Classifique os itens de acordo com suas características e padronize as descrições, de forma que haja a menor perda de tempo possível no manuseio dos produtos. Você pode separar cada item entre grupos e subgrupos e, ainda, estabelecer um código único para cada um.

4. Faça a gestão de demanda

A sua empresa existe para atender a uma demanda, certo? E ela deve ser acompanhada de perto para que o gerenciamento de estoque seja eficiente. Se você não souber qual é o ritmo de vendas, as quantidades e valores, como poderá saber quais produtos deve comprar mais ou menos e de que forma deve manuseá-los?

É fundamental analisar a demanda. Através dela, torna-se possível estipular procedimentos internos que viabilizem as saídas de um jeito mais produtivo, garantindo a qualidade e a entrega, itens essenciais para conquistar consumidores e satisfazer clientes.

5. Armazene produtos fora da empresa

As empresas têm contado cada vez mais com o self-storage para armazenar o que precisarem. Trata-se de um espaço, como um depósito, que é alugado por uma empresa específica. Assim, em vez de arcar com custos de armazenagem ou mesmo transporte de produtos, você pode alugar um espaço externo, localizado onde atender a sua necessidade, para deixar os itens que desejar.

Com isso, você tem mais segurança e praticidade, além de ganhar espaço em sua empresa. Portanto, o self-storage pode ser mais uma ferramenta para aumentar a eficiência do gerenciamento de estoque.

Como está o seu estoque? Você tem cuidado bem dele? Compartilhe essas dicas e ajude outros empreendedores a deixar o gerenciamento de estoque cada vez melhor!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário