3 ações motivacionais para funcionários para adotar na empresa

Qual é o verdadeiro significado da expressão “motivar os funcionários”? É simples. A resposta mais técnica consiste em se promover determinadas ações, valendo-se da boa vontade dos colaboradores, na perspectiva de se atingir resultados corporativos cada vez melhores, com boa produtividade e engajamento. Vale ressaltar que a motivação é um estímulo que está relacionado ao comprometimento, ou não, dos liderados.

Em outras palavras, a motivação é um sentimento. Na prática, é o que move as pessoas a ter o entusiasmo de serem criativas, em especial no ambiente de trabalho. Havendo engajamento, haverá boa produção, e tudo se encaminhará para o cumprimento das metas e dos objetivos organizacionais. Deseja conhecer 3 ações motivacionais e implementá-las em sua empresa? Então, confira-as, a seguir!

1. Proporcionar um ambiente de trabalho agradável

Quem gosta de um ambiente desconfortável e sem harmonia? Ninguém, não é mesmo? O local de expediente precisa despertar o fator emocional. Todo bom líder deve atentar-se a esse aspecto, de sorte a garantir um dia a dia com uma excelente produtividade e um engajamento fora de série.

Atitudes simples, como certificar que haja respeito e valorização no ambiente de trabalho, dar destaque às conquistas e, inclusive, fazer a aplicação de feedbacks, são ações importantes que representam a virada de chave para alavancar os resultados de sua empresa.

2. Oferecer pacotes de benefícios

Qualquer empresa faz exigências aos seus colaboradores, seja no tocante à pontualidade, seja no cumprimento das metas e dos objetivos organizacionais. Frente a essas questões, cabe a cada gestor ter a preocupação de assegurar a motivação do seu time, tanto em relação ao bem-estar quanto à concessão de benefícios.

Os benefícios — participação nos lucros, convênios, etc. — são medidas que geram motivação no ambiente corporativo. Como podemos provar isso? Imagine uma empresa A, que não ofereça incentivos, e uma B, que ofereça. Qual é o espaço a que qualquer colaborador gostaria de contribuir com sua força de trabalho? Claro que é a segunda opção!

3. Propor interação social e momentos de descontração

Considere ser colaborador de uma empresa que gera ações que favorecem a interação social e ainda garantem a descontração do time! É uma sensação de liberdade! Muitas empresas já perceberam que esse é um dos poderosos fatores emocionais que levam ao fortalecimento de vínculos e que refletem em bons resultados organizacionais, principalmente.

Ideias como espaços de lazer, almoços em comemoração de datas especiais, happy hours e eventos devem constar no planejamento das atividades de engajamento da sua equipe. E, se preferir adotar uma iniciativa moderna, ainda tem o famoso Pet Day.

Não sabe de que modo funciona o Pet Day? É bem bacana! A proposta é reservar um dia específico para que os colaboradores levem o seu bichinho de estimação ao trabalho. Não resta dúvida de que a diversão e o relaxamento estarão garantidos, concorda?

Um clima organizacional satisfatório e uma baixa rotatividade são indicadores de que as ações para motivar os funcionários estão caminhando no sentido correto. Se a situação não estiver nos “trilhos”, caberá ao gestor propor melhorias e implementá-las; se forem bem aplicadas, serão fortes potenciais para atrair novos talentos e, sobretudo, fidelizar uma equipe comprometida com o ofício.

Gostou do post? Aproveite a visita e acesse o artigo “Programa de incentivos: Como manter a motivação dos colaboradores” para compreender mais o assunto!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário