4 erros de gestão financeira empresarial que não devem ser cometidos

Muitos se questionam qual o real sentido de uma boa gestão financeira empresarial. A verdade é que sem ela o caminho pode tornar-se tão tortuoso que fica inviável percorrê-lo. Em contrapartida, realizar a atividade de locação de equipamentos com o devido planejamento provavelmente coloca a organização em uma posição de destaque no mercado.

Neste artigo, vamos analisar os principais erros referentes à gestão financeira que não devem ser cometidos em hipótese alguma. Ao ler o texto, ficará claro para você por que algumas condutas em relação ao dinheiro da companhia nunca devem ser adotadas. Com esse conhecimento, você estará preparado para ter pleno sucesso em sua área de atuação. Confira!

Qual é a importância de um bom gerenciamento financeiro para uma empresa?

A área financeira talvez seja o setor mais importante de uma empresa. A razão para tanto é ser ela quem permite o pleno funcionamento de todos os outros departamentos, visto que estes precisam de recursos até mesmo para manter-se operando. Um exemplo disso é o pagamento de salários.

Desse modo, pode parecer um sonho tentar manter viva e sadia uma empresa sem o devido planejamento financeiro. Esse departamento é essencial para possibilitar que o negócio usufrua da melhor forma possível do faturamento auferido, permitindo que a empresa de locação de equipamentos continue suas atividades.

Quais são os 4 erros que não se deve cometer na gestão financeira empresarial?

Acompanhe os principais erros que você deve evitar na gestão financeira de sua locadora.

1. Não separar despesas pessoais e empresariais

Provavelmente esse é o erro cometido com mais frequência em empresas que locam equipamentos. Evite-o separando, com cuidado, os dois tipos de despesas. Uma boa dica é ter um cartão de crédito corporativo e auferir um pró-labore da empresa para o pagamento de contas pessoais.

2. Não fazer todos os registros

Não confie na sua mente! Essa recomendação serve para você entender que o registro discriminado de todas as entradas e saídas é um dos primeiros passos para o sucesso. Assim, tenha um documento no qual todas essas anotações possam ser feitas, pois “de cabeça” as informações são facilmente perdidas.

3. Não medir o desempenho por meio de indicadores

Se você não consegue medir alguma coisa, jamais conseguirá melhorá-la. No caso da locação de equipamentos, é interessante implantar indicadores de desempenho para monitorar as principais variáveis do negócio. Faça isso e sua gestão financeira será muito mais profissional.

4. Não ter metas

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”, já dizia Lewis Carol em seu clássico sobre a menina Alice. Fica, então, a lição de definir os objetivos que você pretende perseguir ao longo de algum período — mês, trimestre ou ano. O importante é saber para que rumo o seu “barco” navegará.

A gestão financeira empresarial é o alicerce de toda organização que mantém seu caixa de forma saudável. Sem um planejamento eficiente, fica difícil sobreviver a um mercado de crescentes inovações e com clientes cada vez mais exigentes. Administrar o dinheiro proveniente de um bom faturamento é uma obrigação. Do contrário, as despesas podem se tornar descontroladas e, com o tempo, toda a operação ficar comprometida. Fazer uso de tecnologias, tais como sistemas e aplicativos, facilita o procedimento e promove precisão e segurança dos dados.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e leia também o artigo sobre as 8 dicas para ter um controle de caixa impecável!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário