Logística 4.0: o que é e quais os benefícios para a empresa?

Logística 4.0: o que é e quais os benefícios para a empresa?

O avanço significativo da tecnologia ao longo dos últimos anos permitiu o surgimento de novas abordagens, ferramentas e tendências de mercado, sendo a logística 4.0 um dos conceitos mais inovadores do momento, capaz de proporcionar maior vantagem competitiva às empresas e suas cadeias de suprimentos.

Através da aplicação da robótica, interligação de departamentos, setores, sistemas e a automação, a logística 4.0 proporciona maior eficiência na alocação de recursos e a melhora do nível de satisfação dos clientes.

Neste post, apresentaremos um pouco mais sobre esse movimento. Acompanhe!

O que é a logística 4.0?

Antes de ampliar nosso conhecimento sobre o que é a logística 4.0 é importante compreendermos o funcionamento geral de uma cadeia de suprimentos. Supply chain, como é conhecida na expressão inglesa, refere-se a todo o processo logístico de um determinado produto ou serviço, desde a matéria-prima até o consumidor final.

Com o aumento das exigências de personalização, menor custo e menos tempo de entrega solicitados pelos clientes, a integração maior de todos os participantes de uma supply chain passou a ser essencial. Isso, aliado à aplicação maciça de tecnologias da informação e robótica, fez surgir o conceito de logística 4.0.

Derivada da indústria 4.0 (ou da quarta revolução industrial), ela representa uma evolução da cadeia logística tradicional, que possibilita a redução de desperdícios e torna mais eficiente o consumo de matéria-prima, otimizando processos e reduzindo níveis de estoque ocioso.

Todos esses benefícios proporcionam vantagem competitiva no setor de atuação da empresa e a ampliação do seu market share. Ainda, são decorrentes de uma dependência cada vez menor de grandes centros de distribuição, redução do tempo de operação e ganho na percepção de valor do cliente.

Assim a tecnologia passa a ser peça fundamental no crescimento organizacional, utilizando soluções baseadas em computação em nuvem, aprendizado em máquina, internet das coisas, big data e inteligência artificial.

Dessa maneira, podemos definir a 4.0 como o foco constante em construir uma logística mais rápida e conectada, por meio de processos eficientes que englobam desde os colaboradores, até as máquinas e equipamentos na área de transportes, ou seja, a empresa como um todo.

Quais benefícios ela proporciona?

Há diversas vantagens em adaptar suas operações para a logística 4.0. Explicaremos as principais a seguir. Confira!

Maior satisfação dos clientes

Graças aos ganhos de eficiência obtidos com aplicação da tecnologia na logística das empresas, é possível entregar produtos e serviços com maior qualidade e ampliar o valor percebido e o grau de satisfação dos seus clientes, por meio de preços mais competitivos, menores prazos de entrega e redução de erros.

Redução de estoques

A velha máxima: estoque parado, dinheiro parado, nunca deixou de ser verdadeira. Custos de armazenamento, preservação e transporte podem ser reduzidos por meio da aplicação de tecnologias de just time, adequando também o ciclo produtivo da empresa ou a cadeia de suprimentos, conforme a sua demanda.

Redução de perdas

A tecnologia ajuda a eliminar situações decorrentes da necessidade de retrabalho, extravios no transporte de mercadorias, avarias e problemas semelhantes, que comprometem a produtividade, os custos de produção e os resultados da empresa como um todo.

Redução de custos

A redução de custos com perdas provenientes de erros no processo produtivo, no transporte de mercadorias ou matéria-prima são consequências da aplicação da tecnologia, que dão à empresa a possibilidade de se diferenciar no mercado.

Melhor análise de informação

O investimento em sistemas inteligentes, aplicados à realização de análises gerenciais, tem o poder de aprimorar os resultados de uma organização, já que fornecem informações para a otimização de estratégias e processos ociosos ou ineficientes.

A logística 4.0 é uma realidade cada vez mais presente e, por isso, é essencial que as empresas estejam atentas e busquem se adequar. Afinal, investir nesse modelo significa largar na frente da concorrência.

Gostou do post? Então, não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o tema.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário