5 cuidados obrigatórios para a conservação da máquina empilhadeira

Cuidados obrigatórios para a conservação da máquina empilhadeira

Dentre as máquinas mais utilizadas no meio corporativo, existe um tipo que se destaca bastante devido à sua ampla aplicação nos mais diversos setores: a empilhadeira. Esse tipo de máquina, bastante conhecido pelo seu “garfo” empregado para suspender cargas, é utilizado em estoques, carregamento de caminhões, transporte de cargas dentro de empresas, entre diversas outras funções. E apesar de ser um equipamento bastante robusto, carece de certos cuidados.

A manutenção e a conservação da máquina empilhadeira não são tarefas muito complexas. No entanto, quando não realizadas corretamente, podem ocasionar gastos desnecessários e, até mesmo, fazer com que a máquina fique fora de serviço e prejudique a operação da empresa.

Para ajudá-lo a evitar situações como essas, ou qualquer outro tipo de problema, separamos neste post os 5 cuidados obrigatórios para a conservação da máquina empilhadeira. Confira!

1. Realize o check da empilhadeira

A primeira dica para conservação da máquina empilhadeira é a realização do check do equipamento, indispensavelmente, antes e depois do uso. Essa tarefa é extremamente simples e deve ser realizada por todos os funcionários que utilizarem a máquina.

O check nada mais é do que uma inspeção visual da empilhadeira para certificar-se de que ela se encontra íntegra para o uso. Deve-se inspecionar e verificar se não existem danos, se a empilhadeira não apresenta nenhum vazamento de óleo ou combustível, e também se certificar de que todos os comandos estão funcionando devidamente.

2. Observe as condições de temperatura ambiente antes do uso

As empilhadeiras são muito utilizadas em fábricas e indústrias. Logo, é muito comum serem usadas em ambientes que não possuam as condições de temperatura e umidade adequadas para o uso. Portanto, uma dica simples de conservação é sempre observar a temperatura do ambiente antes de utilizá-la. Altas temperaturas podem danificar a empilhadeira e aumentar os gastos com manutenção.

3. Siga as recomendações do fabricante

É fundamental que todos os empreendedores orientem os funcionários em relação ao uso e aos cuidados com a empilhadeira. Somente assim é possível garantir que as pessoas que utilizarem a máquina sigam devidamente todas as recomendações do fabricante.

Uma dica importante é sempre manter guardado o manual do equipamento contendo suas especificações técnicas. Dessa forma, sempre será possível consultar informações sobre a empilhadeira, seguir a manutenção conforme o manual e garantir a sua conservação da melhor maneira.

4. Mantenha a manutenção em dia

Obviamente, quando o assunto é seguir as orientações e recomendações do fabricante, não se pode deixar de citar a manutenção. Para tanto, é imprescindível seguir todos os procedimentos de cuidado e reparo descritos no manual. A manutenção preventiva da empilhadeira é a grande responsável pela sua integridade e por garantir que não ocorram surpresas desagradáveis.

5. Deixe a máquina somente com operadores treinados

Por último, para garantir que a empilhadeira esteja sempre conservada e que não ocorram acidentes, é crucial que os empreendedores mantenham o uso do equipamento somente para os funcionários capacitados e treinados.

Agora que você já aprendeu como garantir a conservação da máquina empilhadeira, confira por que é importante ter um controle de contas a receber e assim garantir a gestão financeira do seu negócio!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário