Confira 5 melhores práticas de manutenção de maquinário para locadoras

Ter um conjunto de máquinas e equipamentos significa preocupação constante com a manutenção de maquinário. Aliás, uma empresa que detém esse tipo de ativo e não dá a devida atenção a ele pode estar condenada ao fracasso no médio e longo prazos. Afinal, o bom funcionamento mecânico requer sucessivas intervenções para melhorar o desempenho.

Neste artigo, você conhecerá melhor a importância do departamento de manutenção de uma empresa locadora de equipamentos. Além disso, damos 5 dicas essenciais para efetuar essa tarefa da melhor maneira possível, de forma a contribuir com o aumento de sua margem de lucro.

Pronto para a leitura? Então, siga em frente!

Qual é a importância da manutenção regular de maquinário?

Qualquer empresa detentora de um conjunto de máquinas sabe bem que com o passar do tempo, é natural que tais ativos se desgastem. Inclusive, essa condição é prevista até mesmo pela contabilidade e tem nome: chama-se depreciação.

Uma das melhores maneiras de atenuar esse processo e prolongar a vida útil de uma máquina é por meio da manutenção. Inspecionar corretamente um maquinário significa zelar pelo patrimônio investido.

No caso das locadoras de equipamentos, isso se traduz em ganho financeiro, pois quanto mais uma máquina resistir ao tempo, mais ela poderá ser alugada e trazer faturamento para a empresa.

Quais são as dicas para efetuar uma eficiente manutenção de maquinário?

Abaixo, listamos as principais recomendações para você realizar a manutenção de equipamentos com eficiência. Veja!

1. Mapeie todos os equipamentos

Para ter um processo de manutenção eficiente, é imprescindível conhecer todos os equipamentos existentes. Quando todos são mapeados, é possível estabelecer um cronograma muito mais efetivo.

2. Tenha atenção às instruções do fabricante

Cada máquina é única e tem suas especificidades. Realizar uma manutenção baseada em padrões costuma não ser o método mais eficaz. A recomendação é elaborar procedimentos alinhados com as especificações do fabricante de cada equipamento.

3. Faça um calendário de manutenção

Especificar as datas nas quais as intervenções ocorrerão é uma excelente forma de atuar preventivamente. A vantagem disso é manter os custos baixos, pois esse tipo de manutenção sai bem mais barato que agir corretivamente.

4. Treine a equipe

De nada adianta se organizar e não capacitar a equipe de manutenção. Caso o time não seja qualificado, podem surgir vários problemas decorrentes de leitura incorreta de indicadores e manuseio errado dos equipamentos, por exemplo.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente, está em curva crescente a tecnologia de internet das coisas. Isso significa que toda máquina pode enviar dados sobre seu funcionamento de forma automatizada, de modo a facilitar o processo de manutenção. Invista nisso e sua eficiência aumentará exponencialmente.

Não realizar um processo regular de manutenção de maquinário resulta em grandes prejuízos, afinal, os equipamentos podem apresentar desgaste prematuro e ter sua utilização inviabilizada. Para as locadoras, tal condição representa mau emprego do capital investido, pois a intenção é auferir rendimentos pelo máximo de tempo possível com o aluguel. Pense nisso.

Gostou do conteúdo? Se sim, expanda ainda mais os seus conhecimentos entendendo quais são as diferenças entre manutenção corretiva e preventiva!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário