Manutenção produtiva total: veja os seus pilares e benefícios!

Manutenção produtiva total: veja os seus pilares e benefícios!

Buscando otimizar e preservar a performance de seus equipamentos, as empresas do ramo industrial têm investido cada vez mais em manutenção. A manutenção preventiva total é uma dessas estratégias de otimização que tem servido a muita empresas que assumem esse objetivo.

Os empreendimentos que adotam essa política almejam um ganho de eficiência ao mesmo tempo em que exploram a máxima capacidade das máquinas que compõem o seu processo produtivo, ampliando sua margem de lucro ao reduzir os custos relacionados a falhas de operação, desgastes e depreciação.

A técnica de manutenção produtiva total, também conhecida pela sigla T.P.M \ M.P.T, é uma das mais reconhecidas no mercado. Neste artigo vamos mostrar o que é, quais são os seus pilares e os seus principais benefícios. Para atingir esse objetivo, é necessário primeiro aprofundar o conceito por trás da T.P.M. Confira.

O que é a manutenção produtiva total?

Reduzir custos, evitar paradas e otimizar o desempenho dos processos de uma empresa. Essas são apenas algumas das metas do T.P.M, Total Productive Maintenance, no equivalente em inglês.

A técnica de gerenciamento de origem japonesa tem o diferencial de conseguir integrar os departamentos de operação e manutenção em torno das atividades de conservação do maquinário. Além disso, também auxilia no engajamento dos colaboradores.

Para garantir o sucesso da sua implantação, é necessário levar em conta os pilares que o sustentam. O T.P.M é estruturado em 8 pilares fundamentais, sendo cada um deles comprometido com um alvo específico. Vamos detalhá-los um pouco mais.

Quais são os seus pilares?

Manutenção planejada

O primeiro pilar estabelece a constante busca pela eficiência do maquinário. Para isso são utilizadas as manutenções paradas, preditivas e preventivas, sendo as duas últimas focadas na eliminação de paradas.

Treinamento

A qualificação do colaborador é essencial tanto para o correto exercício de sua função como para a sua efetiva participação nas atividades de manutenção. Para atingir esse objetivo, é necessário implementar cursos e treinamentos que desenvolvam as habilidades e os conhecimentos exigidos.

Manutenção autônoma

Esse pilar trata sobre a capacitação dos colaboradores para a promoção de melhorias do seu próprio setor.  Primeiramente é feita uma limpeza geral, buscando eliminar focos de sujeiras.

Em seguida é criado um cronograma de inspeção e limpeza do maquinário e do ambiente. A última etapa trata do monitoramento constante das máquinas, realizado pelos próprios colaboradores que as utilizam em suas atividades, sendo eles os responsáveis por uma manutenção autônoma.

Melhorias específicas

O foco desse pilar é a maximização da performance por meio da automatização e de outras intervenções pontuais focadas na redução de paradas que barram o processo produtivo.

Manutenção da qualidade

Para desenvolver o proposto nesse pilar, é preciso estabelecer e manter um padrão de qualidade para os processos desenvolvidos, além de trabalhar para eliminar os focos de deterioração e outros possíveis defeitos decorrentes do uso do maquinário.

Controle inicial

Refere-se ao espaço de tempo existente entre a especificação da máquina e a posterior entrega ao setor produtivo, para o pleno exercícios das suas atividades.

Administrativo

Esse é o pilar que trata da condução racional dos programas de manutenção. É o responsável por todos os processos de gerenciamento de equipe e pela resolução de problemas utilizando o método MASP — Metodologia de Análise e Solução de Problemas.

Segurança, meio ambiente e saúde

É esse o pilar encarregado de eliminar os danos ao meio ambiente, os acidentes de trabalho, entre outros. A implementação dessas ações passa pelas fases de identificação de riscos, eliminação e controle, qualificação dos colaboradores e gestão autônoma.

Até aqui podemos notar que o objetivo principal da T.P.M\M.P.T é o aumento da produtividade da empresa por meio da eliminação de perdas que ocorrem quando há danos aos equipamentos, como ajustes, quebras e tempo ocioso.

Em resumo, a manutenção produtiva total proporciona ganhos na disponibilidade do equipamento, reduzindo os custos associados a defeitos nos processos. Assim, há um ganho de eficiência e um aumento da qualidade do maquinário na planta de produção.

E então gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário