O que é manutenção preditiva e como aplicar na minha empresa?

O que é manutenção preditiva e como aplicar na minha empresa?

Você sabe o que é manutenção preditiva? É o processo de monitoramento constante ou periódico, visando indicar as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Tem a finalidade de predizer o tempo de vida útil dos componentes da máquina a fim de aproveitar ao máximo esse tempo.

Neste artigo, vamos falar das vantagens, da forma de realizar, das técnicas de manutenção e da diferença entre manutenção preventiva e preditiva. Confira!

Quais os tipos de manutenção?

Manutenção corretiva

É feita somente após a falha ou quebra do equipamento. É a mais cara das manutenções, pois vai provocar uma diminuição da produção, além da possibilidade de perda total do equipamento.

Manutenção preventiva

Feita em períodos determinados. É a segunda mais cara, pois a manutenção será realizada mesmo não havendo nenhum sinal de desgaste.

Manutenção preditiva

Realizada por meio de dados ou observações do comportamento e desempenho do maquinário. Caso se note e comprove uma alteração, a manutenção preventiva é realizada.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva?

Assim como a manutenção preventiva, a manutenção preditiva é feita em períodos determinados. A diferença é que a manutenção propriamente dita só será realizada caso haja necessidade.

Vamos a um exemplo prático: imagine que possui uma moto e a utiliza diariamente para ir ao trabalho. Você realiza a revisão uma vez por mês no seu mecânico de confiança. Mas, em um determinado dia, ao se dirigir para a empresa, percebe que a caixa de direção está com algum tipo de problema.

No dia da revisão marcada, você entrega a moto acreditando que o problema será resolvido. Porém, ao pegá-la de volta, percebe que o defeito continua. Quando indaga o mecânico, ele diz que não visualizou nada durante a revisão e que estava tudo certo. Antes da próxima visita, a caixa de direção trava de vez e você precisa encostar a moto para trocar toda a peça.

Percebeu a diferença? Por mais que a manutenção preventiva seja bem-feita, ela não é tão precisa quanto a preditiva, que consegue diagnosticar e resolver o problema sem precisar paralisar o equipamento por muito tempo.

Qual é a mais efetiva?

Basicamente, a manutenção preventiva passa a ser algo automático a partir do seu agendamento. E os procedimentos que se seguem também são como um roteiro pré-determinado, o que não favorece a descoberta de novas falhas de maneira mais rápida. É claro que é ainda melhor que manutenção corretiva, mas ainda assim não é tão eficiente.

Já a manutenção preditiva, apesar de também ser agendada para uma data específica, não segue o mesmo script como a preventiva. Como ela detecta e estuda os erros, o trabalho é concentrado nos pontos de falha. Assim, dificilmente os equipamentos ficarão parados por um período grande ou terão sua qualidade e desempenho comprometidos.

Quais as vantagens da manutenção preditiva?

Melhora a qualidade e a produtividade

Aplicando a manutenção preditiva é possível diagnosticar erros de forma antecipada, evitando que tanto a qualidade quanto o desempenho da máquina fiquem comprometidos. Dessa forma, as máquinas ficam mais tempo trabalhando e em alto nível, o que eleva a produtividade.

Reduz custos de manutenção

A redução de custos na manutenção preditiva é sentida a partir do momento que as empresas conseguem manter seus equipamentos funcionando por muito mais tempo.

Como a manutenção preditiva consegue detectar e corrigir as falhas sem a necessidade de longas paralisações dos equipamentos, a empresa não gasta com desmontagens e não tem a sua cadeia produtiva comprometida. Outro fator que reduz os custos é a compra exata das peças e no momento certo.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

As ferramentas utilizadas na manutenção preditiva conseguem apontar o tempo médio dos equipamentos analisados. Assim, por meio dos dados coletados é possível decidir pelo melhor procedimento para aumentar a vida útil dos equipamentos.

Além disso, ao utilizar a manutenção preditiva na sua rotina, a empresa consegue estipular aproximadamente um tempo entre as falhas, ficando sempre preparada para os ajustes necessários e ampliando a vida útil de suas máquinas.

Elimina montagens e desmontagens para inspeção

Uma das grandes desvantagens da manutenção preventiva é a necessidade de desmontar todo equipamento para realizar uma revisão completa. Embora isso possa parecer uma atividade que favoreça o equipamento, não é uma verdade absoluta.

Quando é necessário desmontar por completo uma máquina, significa que esta ferramenta ficará inutilizada por um período, o que já é prejudicial em termos de produtividade para empresa. Além disso, esse tipo de procedimento não é garantia de detecção de erros e falhas existentes.

A manutenção preditiva é vantajosa neste sentido, pois elimina as desmontagens desnecessárias e improdutivas e passa a ser mais cirúrgica na hora de diagnosticar e resolver as falhas.

Aprimora a segurança de processos

Um fortalecimento na segurança dos processos internos, bem como na segurança de todos os colaboradores da empresa, se dá pela somatória das vantagens anteriores: qualidade produtiva, diagnósticos antecipados, manutenção precisa e prolongação da vida útil dos equipamentos.

A partir de todas essas vantagens a empresa passa a ter uma redução considerável no risco de acidentes graves consequentes de falha em seus equipamentos.

Como é feita a manutenção preditiva?

Existem diversas maneiras de se detectar a necessidade de manutenção de um equipamento. A manutenção preditiva trabalha com técnicas não invasivas e não destrutivas. Entre esses métodos, podemos citar:

Medição da vibração

Todas as máquinas em funcionamento geram vibrações, que seguem um padrão. A mudança nesse padrão indica um mau uso ou desgaste da máquina.

Um acelerômetro é conectado ao ponto a ser medido. Cada ponto da máquina possui diferentes frequências e amplitudes de vibração. Essas vibrações geram um gráfico, que ao ser analisado, mostra se há algo de errado. As frequências informam a origem do defeito, as amplitudes e a gravidade.

Análise dos óleos

O atrito entre as peças em contato gera partículas sólidas que contaminam o óleo lubrificante. A análise dos óleos é feita por meio de técnicas laboratoriais que detectam a presença dessas partículas e outras alterações como acidez e viscosidade.

O que for encontrado nessa análise vai determinar o nível de desgaste das peças ou necessidade da troca do óleo.

Análise estrutural e das superfícies

Novamente, o atrito deteriora as peças, gerando fissuras, trincas e bolhas. Essas alterações determinam o nível de desgaste e a necessidade de troca.

Essa análise pode ser feita desde o simples exame visual a outras técnicas como endoscopia, interferometria holográfica, estroboscopia, ultrassonografia, radiografia etc.

Termografia

Máquinas em uso geram calor e podem atingir temperaturas elevadas, e essas temperaturas são normais em determinados casos. A termografia utiliza sensores que captam anomalias de temperatura por meio da radiação infravermelha emitida. Pode, assim, revelar problemas e o exato local onde ele acontece, indicando a necessidade de manutenção.

Agora você já entende o que é manutenção preditiva e sabe como aplicar em sua companhia. Quer ler outras matérias e aprender ainda mais? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre atualizado.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário