Fidelidade de clientes: por que manter um cliente é mais barato

Fidelidade de clientes: por que manter um cliente é mais barato

A fidelidade de clientes é economicamente viável comparada à conquista de novos compradores, já que, para atraí-los, a empresa precisa gastar entre 5 a 7 vezes mais dinheiro do que para retê-los. Além disso, é muito mais fácil que a sua marca continue vendendo para os já conhecidos em vez de correr atrás de outros que nunca experimentaram um produto seu.

A partir do momento que a equipe começa a trabalhar com essa mentalidade, os benefícios podem ser enormes, atingindo diferentes áreas da sua empresa — como financeiro, marketing, administração, logística, entre outras. Dessa forma, a organização passa a ter maiores chances de sobreviver à crise econômica e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de negócio.

Muitas empresas já estão praticando essa ideologia. Você vai ficar de fora? Prefere gastar dinheiro sem necessidade? Claro que não! Então, continue a leitura e entenda porque você deve focar na fidelização de seu público!

Conquista de consumidores

O primeiro passo para sua empresa ter espaço no mercado é, obviamente, atrair fregueses. Mas será que apenas conquistá-los fará você alavancar as vendas definitivamente? Não! E você não deve cometer esse erro! O mais importante é manter o cliente fiel à sua marca, pois, quando surgir uma necessidade, é você quem será procurado.

Investir em comerciais, anúncios e infinitas formas de propaganda já está ultrapassado. As empresas que ainda fazem isso estão perdendo espaço. Em contrapartida, aquelas que buscam inovações e fazem de tudo para fidelizar seus consumidores estão crescendo cada vez mais, tanto em qualidade de produtos, quanto em quantidade de vendas.

Um exemplo de como isso acontece é na área de jogos. Quando se fala em videogame, certamente, você pensa em Sony Playstation — pois essa marca já está consagrada — e, no momento em que alguém necessitar de um novo produto desse tipo, provavelmente, é esse que ele comprará.

Fidelidade de clientes

O consumidor fiel, além de sempre comprar os seus produtos, torna-se, involuntariamente, em um novo “vendedor” para sua marca, pois é possível que ele repasse para todos os conhecidos a qualidade e utilidade de seus produtos.

O melhor marketing não é aquele que você paga quantias absurdas, mas aquele resultante da serenidade, da verdade e da simplicidade do seu consumidor. E, para conquistá-lo, você precisa seguir dois fatores importantes:

  • produto: deve suprir as necessidades do cliente e ter aparência agradável;
  • atendimento: deve ser sempre atencioso, verdadeiro e respeitoso, respondendo todas as dúvidas levantadas, tanto na venda como pós-venda e, claro, apresentar um suporte técnico necessário em caso de problema.

Com a aplicação e uma boa gestão dessas práticas a sua empresa será um sucesso!

Parceria com os consumidores

A empresa só tem a ganhar quando uma relação de amizade, fidelidade e parceria é criada entre companhia e consumidor. O cliente começa, graças à intimidade gerada, a dar sugestões para melhoria dos produtos e dos serviços. Assim, as mercadorias e serviços podem ser modificados a fim de cumprir os desejos do comprador.

Agora que você entendeu o que é a fidelidade de clientes e por que manter seus clientes é mais barato, assine nossa newsletter e confira conteúdos exclusivos!

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