5 coisas que o locador de equipamentos precisa para ter sucesso

O mercado para locador de equipamentos é bastante promissor. Afinal, em muitos negócios que utilizam de maquinário pesado, o custo com a compra e a manutenção não compensa. Para esses empreendimentos, o melhor a fazer é alugar o equipamento, propiciando uma relação ganha-ganha para ambas as partes (locador e locatário).

Porém, para ser bem sucedido nesse ramo, você também precisa ter o devido preparo e direcionamento. Apenas ter o equipamento não é o suficiente para garantir o melhor aproveitamento e a rentabilidade em sua empresa, concorda?

Neste post, listamos 5 coisas que o locador de equipamentos precisa para se destacar em seu mercado de atuação. Veja!

1. Invista em marketing

Sem uma boa divulgação, é bem mais difícil atrair clientes, fidelizá-los e fechar mais negócios. Afinal, ninguém vai querer alugar seus equipamentos se não souberem das suas ofertas.

Por isso, é importante investir na visibilidade do seu negócio, estando presente nas redes sociais e em espaços nos quais seu público-alvo se encontra. No longo prazo, isso trará muito mais clientes para sua empresa.

2. Tenha uma rotina de manutenção bem clara

Para atuar como locador de equipamentos, também é necessário montar uma equipe responsável pela manutenção e preservação dos ativos. Dessa forma, tudo estará sempre em boas condições antes de ser entregue aos clientes, e você manterá o valor e a qualidade do serviço.

Juntamente com a equipe, deve haver uma rotina de manutenção. Dependendo do tipo de equipamento, frequência de uso e propósito, pode ser necessário fazer verificações mensais, semanais ou até mesmo diárias.

3. Renove seu estoque regularmente

Com o tempo, equipamentos mais novos e funcionais serão lançados. Logo, é importante que você renove seu catálogo, adicionando mais opções ou apenas substituindo os equipamentos que já ficaram obsoletos, observando sempre a depreciação.

Aliás, essa verificação deve ser feita regularmente. É fundamental fazer uma vistoria anual em que os equipamentos mais antigos são descartados e o estoque é renovado. Porém, você também pode realizar compras na medida do necessário ou quando uma peça nova pode resultar no aumento da procura pelo público.

4. Fortaleça seus canais de comunicação

Boa parte do trabalho de locador de equipamentos depende de manter e administrar equipes remotas, além de permanecer em contato com os clientes. Para que isso ocorra com o máximo de eficiência, você também deve investir em seus canais de comunicação internos e externos. Quanto mais rápida e eficaz for a troca de informações entre os profissionais e parceiros, mais fácil será manter o controle de tudo.

5. Invista em um bom sistema de gestão

Administrar todos os produtos que estão em uso e os que estão em manutenção e disponíveis em estoque é uma tarefa bem mais difícil do que aparenta. Para facilitar o trabalho, o ideal é contar com um bom sistema de gestão, o qual possibilite o processo de registro e movimentação dos equipamentos.

Agora que você está a par dessas dicas, pode aproveitar melhor suas oportunidades como locador de equipamentos. Se tiver um bom planejamento e um bom sistema de gestão, será bem mais fácil otimizar sua rentabilidade. Boa sorte e sucesso na empreitada!

Quer dar os próximos passos? Então entre em contato com a SAM e conheça nosso sistema de locação de equipamentos!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário