5 dicas de segurança para operações em máquinas pesadas

5 dicas de segurança para operações em máquinas pesadas

Atualmente, o dia a dia de trabalho dos colaboradores de uma empresa está repleto de máquinas e de tecnologias. As atividades trabalhistas tornam-se cada vez mais complexas de serem realizadas à medida que o tempo passa. Portanto, é preciso ter cuidado para entender a importância da segurança em máquinas na realização desses processos.

O post de hoje mostra 5 dicas importantíssimas para melhorar a segurança de seus funcionários. Acompanhe!

1. Incentive o uso de equipamentos de segurança individual

Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são os dispositivos utilizados por seus colaboradores para protegê-los dos riscos existentes à sua saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Um empresário sempre deve prezar pelo uso dos EPIs por seus funcionários em todos os momentos de suas rotinas de trabalho. Por mais simples que estes sejam, não há possibilidade de deixá-los de lado em hipótese alguma.

Veja abaixo o que visam proteger os EPIs mais comuns no mercado de trabalho e alguns de seus exemplos:

  • Cabeça: capacetes e protetores impermeáveis
  • Olhos: óculos de segurança
  • Ouvido: protetores auriculares e abafadores de ruídos
  • Membros inferiores: luvas e mangotes
  • Membros inferiores: botas de PVC e perneiras

2. Use novas técnicas e tecnologias sobre segurança em máquinas

Vivemos em uma sociedade em que os avanços técnicos e tecnológicos ocorrem em todos os setores de nossas vidas. As atividades realizadas em uma empresa acompanham essas mudanças e são constantemente atualizadas.

A cada dia, novas máquinas e maneiras de utilizá-las surgem no mercado de trabalho. Para sair à frente de seus concorrentes, um empreendedor deve utilizar o que há de mais moderno e seguro.

Compre novos equipamentos, fique atento à divulgação de novas normas regulamentadoras e promova treinamentos para aprimorar a qualidade do serviço que sua empresa presta.

Tais medidas, além de aumentarem a produtividade, mostram que seu empreendimento quer fornecer a seus colaboradores a melhor condição de trabalho possível.

3. Tenha cuidado com os processos de limpeza

Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é um dos principais critérios de gestão empresarial focada em bons resultados, porém, é preciso ser cauteloso quando tais tarefas forem realizadas.

Primeiramente, antes de liberar o serviço para sua equipe de limpeza, tenha certeza de que todos os outros funcionários estejam, caso houver necessidade, em outro local, e verifique se todas as máquinas estão desligadas.

Inúmeros acidentes de trabalho podem ser evitados se essas medidas forem adotadas, portanto, não os perca de vista.

4. Realize manutenções preventivas

Muitos empreendedores cometem o erro de esperar um problema acontecer para tentar solucioná-lo. Um empresário diferenciado é aquele que antecipa essas ocorrências e realiza manutenções preventivas em seu maquinário.

As máquinas podem se desgastar durante a realização de suas tarefas. Parafusos ficam frouxos, engrenagens gastas e motores carecem de lubrificação. A manutenção preventiva tem o objetivo de acabar com essas ocorrências e, consequentemente, diminuir os números de acidentes de trabalho.

Programe corretamente essas atividades a fim de não atrapalhar seu processo produtivo e siga as instruções dos fabricantes de suas máquinas. Evite improvisar e não pense duas vezes em adquirir um equipamento novo quando for necessário.

5. Crie um ambiente aberto ao diálogo

Os colaboradores de sua empresa são a peça fundamental para o funcionamento de sua estrutura empresarial. Estes necessitam de um ambiente sadio e propício para realizarem seus serviços.

Em qualquer momento, podem surgir dúvidas e questionamentos em relação ao dia a dia trabalhista, portanto, mostre que você é um empreendedor visionário e que se importa com a opinião de todos seus trabalhadores.

Quando muitos colaboradores cometem os mesmos erros ou fazem sempre as mesmas perguntas, significa que há algo de errado em algum setor de sua empresa. Dessa maneira, entenda os comentários que receber como uma forma de aprimorar sua gestão empresarial.

E então, as 5 dicas mostradas no post de hoje o ajudaram a entender como melhorar a segurança em máquinas de sua empresa? Deixe seu comentário e nos conte sua experiência!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário