7 máquinas agrícolas que não podem faltar para locação

7 máquinas agrícolas que não podem faltar para locação

O agronegócio não para de crescer no Brasil. Em 2017, o IBGE vem aumentando suas projeções de safra gradualmente e, em junho, elas chegaram a quase 30%, um novo recorde do setor.

Números tão animadores no campo não seriam possíveis sem os investimentos em tecnologia — como as novas técnicas de plantio, o monitoramento remoto por internet e GPS e, mais do que tudo, as máquinas agrícolas.

Se uma máquina é capaz de mudar a vida de um produtor, 7 máquinas podem mudar a de muitos mais. E ainda existe muito espaço para investimento: o Brasil tem cerca de 7 vezes menos tratores por hectare que a Alemanha.

Comprar máquinas agrícolas para locação pode ser um negócio e tanto. Conheça as novidades e as principais que são utilizadas no campo, para não errar na escolha!

1. Trator

Dois dos equipamentos mais simples que se pode ter na agricultura, o trator e o microtrator são extremamente versáteis, servindo ao preparo do solo de quase todos os tipos de cultura. Por isso, são algumas das máquinas mais procuradas.

Seus principais implementos são a enxada rotativa (original do microtrator), o rolo amassador, a prancha niveladora, a grade, as rodas de ferro e o arado. O número de tratores ou microtratores deve ser pensado de acordo com o seu público-alvo e o tamanho das áreas produzidas.

2. Adubador

Com o crescimento do mercado de insumos, o adubador facilita enormemente a vida do agricultor e garante a otimização do adubo na plantação. Pode ser utilizado na maior parte dos cultivos, mas não é eficiente em terrenos alagados e plantações perenes. É uma das máquinas mais necessárias a um produtor.

3. Plantadeira

Marcando o início da plantação, a plantadeira distribui as sementes de forma precisa e ágil. Alguns modelos fazem uma adubação simultânea à semeadura, o que pode interessar muito aos clientes que querem otimizar seu tempo e uso de combustível.

4. Pulverizador

Outra máquina voltada para insumos agrícolas, o pulverizador ajuda no controle das mais diversas pragas, com grande eficiência na aplicação.

5. Colhedeira

É capaz de colher grãos em grande velocidade, enquanto os separa do resto da matéria orgânica. Algumas companhias estão investindo em modelos multifuncionais, como, por exemplo, colhedeiras capazes de pulverizar ou podar quando acopladas com outros complementos. É uma máquina agrícola de locação que nunca fica parada.

6. Segadeira

Própria para o manejo de gramíneas, as transforma em feno — que será, depois, utilizado na alimentação de ruminantes e equinos. É muito importante nas fazendas agropecuárias.

7. Enfardadora cilíndrica

Produzida com o propósito de recolher e compactar o feno em grandes cilindros manejáveis, as enfardadoras são muito utilizadas no Brasil para recolher a palha de cana-de-açúcar que é, posteriormente, transformada em energia. Também mantém também sua função original, devido à extensão pecuária do país.

Essas são algumas das máquinas agrícolas para locação mais interessantes de se adquirir, porque podem atender a diversos tipos de cultura — principalmente grãos e cana-de-açúcar, os carros-chefes da agricultura brasileira.

É importante ressaltar que máquinas tão complexas devem ser manejadas com cuidado, tanto para garantir sua eficiência quanto para aumentar sua vida útil. O ideal é que o locador só as alugue na condição de que um funcionário de sua equipe (com treinamento para tal) seja o responsável pelo manuseio do equipamento, garantindo a segurança de todos.

O que você achou desse texto? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Faça um comentário e ficaremos felizes em continuar o diálogo com você.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário