3 dicas de como negociar com fornecedores

 

A capacidade de negociação é um dos pontos que mais influenciam em uma gestão de compras eficaz. Não importa o porte da empresa, é a partir do relacionamento com seus fornecedores que o empreendedor pode criar e gerenciar estratégias de preço, ajustar prazos de entrega com o cliente e administrar seus custos de produção.

No entanto, é fundamental se preparar de forma efetiva para negociar com seus fornecedores. Desse modo, é possível evitar o risco de a empresa sair prejudicada em um acordo ou até mesmo sacrificar sua lucratividade para não perder clientes.

Neste artigo vamos tratar de 3 dicas práticas de como negociar com fornecedores. Ao usá-las, qualquer empreendedor pode garantir que sua empresa não saia em desvantagem durante a negociação.

Construa um relacionamento a longo prazo

Em qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional, a base é constituída de confiança e esforço mútuo. No caso de um relacionamento entre empresa e fornecedor, o representante de cada organização precisa dedicar tempo para conhecer bem quem está do outro lado.

Sendo um empreendedor que procura construir um relacionamento de longo prazo ao negociar com fornecedores, você deve empregar esforço em saber mais sobre a organização e seu representante. Usando informações básicas (como nome, cargo, tempo de empresa), o empresário já pode saber a melhor forma de tratar com esse fornecedor e como convencê-lo a ouvir e aceitar seus termos.

Flexibilize seus fornecedores

Já ouviu a expressão “tenha sempre um plano B”? Ela é muito válida para qualquer tipo de negociação, especialmente quando se trata de negociação de fornecedores.

O objetivo da parceria com um fornecedor deve ser criar uma situação benéfica para os dois lados. No entanto, vai existir o momento em que empresa e fornecedor não irão conseguir entrar em um acordo, e deixar seu negócio totalmente nas mãos de uma só organização pode gerar muitas desvantagens.

Assim, ter flexibilidade para buscar outros fornecedores é indispensável na negociação de qualquer produto. Com outras opções, você é capaz de escapar de acordos ruins e até utilizar das vantagens oferecidas por outros provedores para ter melhores condições de prazos e preços na hora da compra.

Defina prazos e preços previamente

Em todos os tipos de negociação é preciso tirar um tempo para se preparar. No caso de negociar a compra de insumos, matérias-primas e outros produtos com fornecedores, chegar no momento da reunião já com prazos, preços e condições de compra favoráveis para a empresa faz a diferença para conseguir um acordo vantajoso.

Na preparação, estude seu fornecedor e o mercado em que ele se encontra. Quantas opções de outras empresas existem para fornecer o mesmo produto e qual a média de preço praticada? Qual o prazo de entrega que não prejudicará sua operação e vai garantir que seu cliente fique satisfeito?

Chegar na reunião de negociação com essas perguntas respondidas vai evitar perder tempo tentando estimar o que é melhor para a empresa. Além disso, estar preparado impede que o fornecedor seja aquele que controla todas as condições de compra, o que dificilmente é vantajoso para o comprador.

Entender como conduzir a negociação com os fornecedores possibilita que o empreendedor tenha a chance de conseguir as melhores condições para satisfazer seu cliente final, sem prejudicar sua margem de lucro.

Com a possibilidade de monitorar as disposições em vigor na hora da compra, a empresa tem maior controle sobre sua estratégia de preço. Assim, ela passa a ser capaz de criar promoções, lançar produtos novos, reduzir seu prazo de entrega e adotar várias outras ações para impulsionar suas vendas, sem sacrificar seu controle interno e sair prejudicada na aquisição de mercadorias.

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