4 benefícios da automação do processo de cobrança em empresas de locação

Em muitos aspectos, trabalhar com locação é bem rentável. Você atende clientes que precisam de algo imediatamente, como um equipamento ou um veículo, recebe um valor pelo tempo que ele será usado e trata da manutenção e conservação dessas mercadorias. Porém, quando chegamos ao processo de cobrança, é normal encontrar alguns problemas.

Apesar de parecer algo bem simples, garantir que todos os clientes foram contatados e estão com os pagamentos em dia pode ser algo bem complicado, especialmente se você lida com uma grande quantidade de locações. Felizmente, há algumas ferramentas que você pode colocar em ação para melhorar sua situação, como a automação.

Sim, é possível automatizar o processo de cobrança na sua empresa de locação, o que traz mais benefícios do que você imagina. Para esclarecer isso, veja aqui algumas das principais vantagens que ela oferece.

1. Otimização do tempo

Organizar os contatos de clientes, conferir as agendas de pagamentos, ver se está tudo em dia e depois fazer a cobrança pode ser um processo bem demorado e ineficiente. E esse mesmo tempo pode ser dedicado a outras atividades mais rentáveis para sua gestão. Com um processo automatizado, você terá menos uma preocupação no seu dia a dia, além de dar mais espaço para lidar com outras tarefas.

2. Maior controle sobre a produção

Dois dos casos mais inconvenientes no processo de cobrança são:

  • deixar uma cobrança passar e não receber o pagamento;
  • cobrar o mesmo cliente duas vezes no mês e provocar uma discussão.

Ambos os casos são bem comuns em empresas de locação que não investem em algum tipo de automação de cobrança. Junto com a programação das emissões de documentos e contato com o cliente, também é possível ter um relatório de tudo que foi ou não foi pago, diminuindo as chances de erros.

3. Evitar a inadimplência

Não é incomum que um cliente se esqueça de fazer o pagamento, por distração ou por má-fé, o que pode provocar alguns buracos bem grandes em seu orçamento. Em qualquer caso, você deve tomar algumas atitudes para evitar clientes inadimplentes com muita frequência.

Nesse ponto, a automação contribui ao garantir que cada cliente receba a cobrança, além de sempre registrar aquelas que já foram pagas. Dessa forma, se algo estiver fora do esperado, você poderá agir imediatamente.

4. Informações de cobrança sempre atualizadas

Relatórios são fundamentais para manter o controle das suas locações e fazer um planejamento de longo prazo. E, com as ferramentas de automação, não é tão difícil acompanhar todos esses dados. Assim que alguma informação é alterada, como o status de pagamento de uma cobrança, o sistema recebe essa informação, registra e faz sua atualização imediatamente. Dessa forma, você não precisa se preocupar muito em conferir todos os detalhes com tanta frequência.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as vantagens da automação do processo de cobrança, é hora de aplicá-la em sua empresa. Com menos tarefas manuais, você pode se dedicar a coisas que gerem melhor retorno para o negócio.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então veja também nosso artigo sobre a automação de processos de equipamento e descubra mais benefícios.

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