Afinal, como fazer um bom controle de ordem de serviço?

Afinal, como fazer um bom controle de ordem de serviço?

Manter o controle de ordem de serviço implica na criação e acompanhamento de um documento que descreve os detalhes sobre trabalhos prestados pela empresa. Conhecida também como OS, a ordem de serviço é essencial para a organização de dados.

Com a alta concorrência do mercado atual, utilizar ferramentas que otimizem o serviço da empresa e ainda permita o aprimoramento de informações relevantes é essencial para manter a competitividade. A aplicação da OS serve justamente para isso.

Continue lendo e confira os pontos mais importantes sobre o controle de ordem de serviço. Boa leitura!

Como funciona e qual a importância do planejamento para o controle de ordem de serviço?

Basicamente, a ordem de serviço funciona como monitoramento de um trabalho que deve ser desenvolvido. Isso torna o documento essencial para a organização da empresa, pois é um registro de atividades com informações úteis para vários departamentos, inclusive o financeiro, por exemplo:

  • em qual local será realizado o serviço;
  • quais materiais serão utilizados;
  • qual tipo de serviço será feito;
  • qual a data da realização.

Dada à importância, é essencial um planejamento prévio para evitar falhas nos registros. É preciso entender que as informações contidas na ordem de serviço farão parte do banco de dados e do histórico de atendimento.

Além disso, com uma preparação correta, a equipe de trabalho pode desenvolver o serviço sem grandes dificuldades, aumentando a eficiência na execução e no atendimento ao cliente.

Por fim, essa organização renderá análises mais concretas e reais dos serviços realizados, permitindo que a empresa conheça melhor o seu público e identifique outros fatores:

  • qual época do ano tem maior volume de chamadas;
  • quais os serviços mais procurados;
  • quais os materiais mais utilizados.

Quais as diferenças entre os tipos de manutenção?

Entre as ordens de serviço mais comuns estão as manutenções de equipamento. Intervenções necessárias para garantir o bom funcionamento das ferramentas.

Para que a ordem de serviço seja descrita e aplicada corretamente, é essencial conhecer as diferenças entre os tipos de manutenção. Saiba mais.

Preventiva

O modelo preventivo é o mais conhecido e mais utilizado em empresas de locação de equipamentos. Baseando-se em históricos do equipamento e recomendações do fabricante, as intervenções são feitas com data e hora marcada.

Como trabalha em um conceito de antecipação, a manutenção preventiva é interessante para redução de custos. Contudo, por não existir um acompanhamento sistemático, a empresa pode ser pega de surpresa entre o intervalo das intervenções.

Preditiva

A manutenção preditiva também trabalha com um planejamento prévio. Entretanto, diferentemente do que acontece na Preditiva, aqui, não são consideradas apenas as informações do fabricante ou do histórico do equipamento.

No sistema preditivo são utilizadas ferramentas especiais para medir e analisar o funcionamento dos equipamentos. Com isso, os próprios colaboradores acompanham os dados de performance.

Logicamente, também é preciso um treinamento especial para que os profissionais utilizem as ferramentas e consigam interpretar as informações extraídas.

Apesar de ser um modelo custoso, inicialmente, a manutenção preditiva é sem dúvida a mais eficaz. Com o monitoramento constante, a empresa consegue realizar as intervenções antes que alguma peça se desgaste e prejudique o funcionamento do equipamento.

Corretiva

Já a manutenção corretiva é a menos eficaz e aquela que pode representar maior prejuízo para a empresa, em longo prazo. Nesse sistema, as intervenções só acontecem depois que o equipamento apresenta algum tipo de defeito.

Com isso, a empresa corre grande risco de ter um equipamento parado por muito tempo. Se o nicho de atuação for de locação equipamentos, o prejuízo pode ser ainda maior.

No entanto, independentemente do modelo de manutenção escolhido ou o tipo de trabalho a ser realizado, é primordial contar com a ajuda de um software de gestão. Além de organizar melhor as informações de cada serviço, a ferramenta facilita o compartilhamento de dados, otimizando todo o processo.

Enfim, um trabalho desenvolvido com controle de ordem de serviço é importante não apenas para organização da empresa, mas também para a credibilidade do negócio. Os clientes se sentem mais confiantes e tranquilos, pois sabem que existe um controle para toda atividade solicitada. Em tempos de alta concorrência, esse é um conceito que vale a pena ser considerado por qualquer marca.

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