Como obter informações de mercado: confira quais os principais canais

Como obter informações de mercado

A gestão de uma empresa é permeada por muitos complicadores, o que dificulta a tomada de decisões. Portanto, é preciso que se tenha clareza na hora das tomadas de decisão para evitar o empenho de recursos sem necessidade.

Para auxiliar os gestores nessa tarefa é essencial saber como obter informações de mercado, não só no que diz respeito a utilizar sempre fontes fidedignas, mas, também, sobre a forma como organizar todas essas informações.

Preparamos algumas dicas para auxiliar os gestores nesse processo. Acompanhe!

Como obter informações de mercado por meio de pesquisas

Toda e qualquer decisão no âmbito organizacional tem algum grau de incerteza e é nessa hora que o gestor deve lançar mão de uma pesquisa de mercado.

É importante dizer que pesquisas só devem ser requisitadas se de fato existir a intenção de realizar mudanças ou expandir áreas.

Podem ser utilizados dados obtidos junto a órgãos oficiais como o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nas páginas oficiais de prefeituras e do estado, associações comerciais, mídia especializada ou mesmo solicitar a elaboração de uma pesquisa feita por um profissional especializado.

As pesquisas de mercado podem ser divididas em primária, quando baseada na coleta de dados específicos sobre o seu negócio, como, por exemplo, o volume de vendas do semestre, e secundária, quando baseada em dados levantados anteriormente, de órgãos oficiais ou relatórios externos.

Também pode ser classificada como qualitativa quando se dedica ao estudo de comportamento (do mercado, de clientes etc…), ou quantitativa, quando se dedica a mensurar a frequência de algum evento.

Como realizar a análise da concorrência

Estamos nos referindo aqui a uma análise mais específica, com o objetivo de determinar os seus concorrentes diretos e, para tal, é necessário conhecer muito bem quais são as características do seu negócio para, só então, determinar quais são as empresas que oferecem o mesmo tipo de produtos e serviços.

Esse passo é importante até para delimitar o rol de empresas pesquisadas, economizando tempo e dinheiro.

Busque identificar quais os pontos de diferenciação entre sua empresa e a concorrência para determinar em quais deles investir e transformar em uma vantagem competitiva.

Identifique também quais necessidades dos clientes podem estar sendo negligenciadas, para poder ampliar seu público-alvo de forma qualificada.

Como entender o seu público-alvo

Se você vende para empresas, estude o faturamento delas, seu padrão de consumo, quais seus outros fornecedores, para quem ela vende, o que ela produz.

Se seu público-alvo é composto por pessoas, procure levantar informações mais específicas, como sexo, faixa etária, renda, com o que trabalha, nível de escolaridade e seu comportamento de consumo, isto é, quando, como e onde costuma gastar dinheiro.

É muito importante atentar para a validade dos dados levantados, pois sempre existe a possibilidade de se tornarem obsoletos em face da inserção de novas tecnologias, novas práticas de gestão ou, mesmo, da mudança de legislações específicas. Tenha a certeza de que os dados que estão sendo levantados vão ter validade, para diminuir o grau de incerteza e apoiar processos decisórios da sua empresa.

Saber como obter informações de mercado é uma preocupação pertinente, mas, além disso, é preciso que o gestor tenha clareza de quais são as perguntas internas que espera ser capaz de responder a partir das informações levantadas. Caso contrário, não haverá utilidade em empregar tempo e recursos na execução desse tipo de tarefa.

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