Como facilitar o acompanhamento do pedido?

Como facilitar o acompanhamento do pedido?

Algumas empresas ainda não dão a devida atenção ao acompanhamento de pedido de clientes, insumos e mercadorias. Esse é um comportamento equivocado, uma vez que o controle logístico é peça fundamental na eficiência e na qualidade dos processos empresariais como um todo.

Qualquer resultado positivo obtido por uma empresa só é possível graças a uma logística bem estabelecida. O recebimento de matéria-prima e o envio de produtos são essenciais para a produção, assim como a satisfação dos clientes e, consequentemente, a sobrevivência do negócio em seu mercado de atuação.

Tendo isso em vista, o que nos propomos neste artigo é discorrer um pouco mais sobre a importância do acompanhamento de pedidos, além de apresentar algumas dicas práticas sobre como otimizar esse processo em sua empresa.

Qual a importância do acompanhamento de pedido?

Para uma gestão adequada do processo produtivo empresarial, é preciso levar em conta alguns fatores, como o tempo de chegada de insumos e matéria-prima, o quantitativo de estoque atual, a previsão de demanda e a quantidade de ativos que serão utilizados ao longo dessa produção.

Sendo assim, é apenas por meio do acompanhamento de pedido que um gestor consegue planejar minimamente um fluxo de trabalho e obter um controle maior do seu serviço, evitando desperdícios de recursos por excesso de produtividade, falhas operacionais, administrativas e falta de mercadorias para entrega aos seus clientes finais.

Uma das principais vantagens do rastreamento de entregas diz respeito ao aprimoramento da segurança da carga em seu transporte e à redução dos custos logísticos por meio da eliminação de roubos, custos com seguradoras e a relativa facilidade de recuperação, evitando prejuízos com cargas perdidas.

Como facilitar o acompanhamento de pedido?

A seguir, vamos conhecer algumas dicas sobre como otimizar o seu processo de acompanhamento e entrega de pedidos. São algumas atividades práticas que, se forem corretamente aplicadas, proporcionarão bons retornos junto aos seus clientes e fornecedores.

Conheça sua empresa

Conhecer a empresa não se limita a informações sobre seus resultados financeiros, mas também sobre como é o funcionamento da estrutura responsável por gerar esses resultados.

Além do conhecimento interno, a análise externa é fundamental para compreender as possíveis oportunidades e ameaças disponíveis no mercado. Portanto, invista em conhecimento estratégico e posicione o aspecto logístico da sua empresa como fator diferenciador.

Foque em aprimorar seu ciclo do pedido

O ciclo do pedido se refere à ponte entre fornecedores e clientes, e diz respeito a uma série de procedimentos intercalados originados no momento da entrada do pedido até a sua entrega final ao consumidor.

Entender o ciclo do pedido da sua empresa permite uma maior compreensão sobre os fatores que influenciam nos prazos e estágios das entregas de mercadorias. Essa visão do todo permite que o gestor atue estrategicamente com o intuito de melhorar a sua eficiência e eficácia.

Antecipe erros no processo de entrega

A logística de uma empresa está sujeita a várias situações que podem impactar seus contratos e prazos preestabelecidos. São impasses dos mais variados, como: roubo de cargas, paralisações e falhas administrativas. Procurar se antecipar a esses problemas permite ao gestor ser proativo na busca por soluções e não simplesmente reagir aos problemas que aparecerem.

Invista em tecnologias de gestão e rastreamento de entregas

Programas ou softwares de controle logístico são muito importantes na identificação de problemas e na definição de ações de melhoria de serviços. Erros de rastreamento criam atrasos e geram desconfortos junto a clientes e fornecedores, cabendo à sua empresa aprimorar e monitorar diariamente o fluxo dos pedidos.

Mantenha-se conectado com o seu cliente

Manter o seu cliente informado em tempo real é uma ótima maneira de diferenciar-se no mercado. Oferecer meios de acompanhamento e deixá-lo ciente sobre possíveis problemas transmite transparência e gera confiança na relação cliente-empresa. Para esse fim, disponibilize meios variados de comunicação, como: site, e-mail, telefone, aplicativo, WhatsApp etc.

Até aqui, você já deve estar ciente da importância e dos benefícios decorrentes do uso da tecnologia no acompanhamento de pedido. Deseja sanar alguma dúvida ou precisa de mais orientações sobre como otimizar o ciclo logístico da sua empresa? Entre em contato conosco, pois será um prazer atendê-lo e auxiliá-lo nesse processo.

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