Gestão de ativos: quando aumentar o patrimônio de equipamentos para locação?

Gestão de ativos: quando aumentar o patrimônio de equipamentos para locação?

A gestão de ativos se refere ao gerenciamento adequado de todo o maquinário industrial da empresa e demais bens, tais como imóveis, veículos etc. Ou seja, é uma área extremamente estratégica para as organizações, já que diz respeito, diretamente, à manutenção da qualidade e ao funcionamento apropriado dos bens necessários para a realização das atividades do negócio. Além disso, é importante para manter o valor tangível da organização, sem perdas.

Assim, torna-se fundamental priorizar uma boa gestão de ativos em sua organização, garantindo o máximo de extração de valor desses itens. Continue a leitura e entenda a importância disso, bem como saber como identificar quando deve-se aumentar o patrimônio de equipamentos para locação do seu negócio.

Importância da gestão de ativos

Os ativos de uma organização são responsáveis pelo seu funcionamento nas mais diferentes áreas. Para quem trabalha com locação de equipamentos pesados, por exemplo, diz respeito aos itens disponibilizados para os clientes utilizarem por intermédio do pagamento de aluguel.

Ela também é responsável por balancear custos acerca dos ativos, observando oportunidades e riscos, desde sua aquisição até o momento no qual pode-se optar pelo seu descarte, perpassando as situações de monitoramento de performance e manutenções produtivas totais periódicas.

Também auxilia no uso otimizado dos itens, evitando problemas e falhas que possam levar ao desgaste precoce e, consequentemente, ao gasto desnecessário com aquisição de novos exemplares para substituí-los.

Gestão de ativos e a tomada de decisões

Uma gestão de ativos eficiente auxilia na tomada de decisões mais eficazes, principalmente no que diz respeito ao anseio de aumentar o seu patrimônio de exemplares para locação. Isso porque um número maior de itens representa maiores cuidados: são mais manutenções preventivas a serem realizados (o que implica em mais custos com peças), maior cuidado com prazos e cronogramas de reparos etc.

Assim, torna-se fundamental que a gestão de ativos seja feita de forma impecável para determinar o momento no qual realmente é positivo realizar a aquisição de novos itens. Afinal, não adianta aumentar o patrimônio se a organização não for capaz de gerir adequadamente os itens a curto e longo prazo.

Ela também permite realizar toda a preparação para o investimento na compra de maquinários, tanto no aumento do número de equipamentos disponíveis para locação quanto na aquisição de itens mais modernos e que possam conquistar uma atenção maior dos seus clientes.

Dessa forma, é primordial que esse processo seja bem articulado com as demandas do negócio, realizando um monitoramento de processos internos eficiente, bem como buscar maior rendimento dos itens e saber como realizar uma alocação de investimentos realmente eficaz.

Importância de uma consultoria para gestão de ativos

Uma consultoria é capaz de avaliar qual é o melhor momento para o aumento do patrimônio, bem como a forma de realizar esse procedimento sem interferir negativamente na gestão financeira do negócio.

Lembre-se que aquisição de maquinários envolve custos e é necessário que o setor de compras esteja em consonância com uma gestão financeira sustentável. Caso contrário, poderá implicar em prejuízos graves e que poderão demorar para serem sanados.

Conte, portanto, com o trabalho do SAM, o sistema de gerenciamento criado para empresas que trabalham com locação de equipamentos e que auxilia no controle integrado de todas as etapas desse processo, contribuindo com uma gestão de ativos eficiente. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário