Nota fiscal: 5 principais dúvidas sobre o assunto

Nota fiscal: 5 principais dúvidas sobre o assunto

Como um empreendedor, a nota fiscal deve fazer parte de sua rotina diária de trabalho, não é mesmo? Cada compra de ferramentas ou utensílios para o negócio gera um novo documento que é fundamental para garantir vantagens tanto para o consumidor quanto para atestar a credibilidade ao fornecedor.

Afinal, sem uma nota fiscal é impossível conhecer procedência da organização e assegurar a durabilidade dos serviços ou produtos, concorda? Contudo, muitos empresários ainda não entendem a relevância de emitir notas fiscais para suas empresas.

Portanto, neste conteúdo sanaremos as 5 principais dúvidas sobre a nota fiscal. Quer entender mais a respeito do assunto? Então, continue a leitura!

1. O que é nota fiscal?

Consiste basicamente em um documento que comprova que ocorreu uma transação de venda ou prestação de serviço. A nota fiscal é importante para a empresa porque representa um registro de suas vendas, esclarecendo os impostos incidentes e, por consequência, facilitando a gestão tributária.

Para o cliente, a nota fiscal é indispensável, pois possibilita que ele tenha acesso a benefícios como o crédito fiscal e o suporte técnico. Além de ser um documento capaz de certificar que a compra ocorreu, também pode ajudá-lo em sua organização financeira.

2. Quais empresas precisam emitir nota fiscal?

Toda empresa que contribui com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, mais conhecido pela sigla ICMS, tem a obrigação de emitir nota fiscal.

Porém, para o MEI e as empresas enquadradas no regime Simples Nacional, esta ação se torna facultativa.

3. Qual tipo de nota fiscal sua organização precisa emitir?

Este é um aspecto que varia de acordo com alguns fatores. O tipo de emissão dependerá da categoria de atividade que sua empresa atua. A seguir mostraremos alguns exemplos de nota fiscal existentes.

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): indústrias e comércios;
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): empresas que prestam serviços;
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC): deve ser passada exclusivamente para o cliente final;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): empresas que atuam com o transporte de mercadorias.

4. Como emitir notas fiscais?

Se sua companhia atua na área industrial ou comercial, o primeiro passo é obter uma Inscrição Estadual. Geralmente, ela é liberada no mesmo processo para abrir o CNPJ do negócio.

Depois disso, é preciso verificar se sua empresa tem a obrigação de emitir notas fiscais físicas ou eletrônicas. No caso das notas físicas, é necessário obter uma autorização para impressão de documentos fiscais (AIDF). No caso de notas eletrônicas, será necessário uma habilitação na SEFAZ, além de um software de gestão para emitir as NF-e.

Já no caso de prestadoras de serviços, o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas deve ocorrer juntamente à prefeitura na qual a operação ocorreu.

5. Por que é tão importante emitir nota fiscal?

Primeiramente, emitir notal fiscal confere credibilidade ao negócio, já que é por meio desse documento que pode-se comprovar a legalidade dos produtos, pagar os devidos tributos ao governo e realizar a contabilidade da empresa.

Além disso, a nota fiscal garante a origem, a qualidade e a garantia das mercadorias comercializadas.

Antes de concluirmos, é importante destacar que não emitir nota fiscal pode trazer graves prejuízos à empresa, podendo até mesmo enquadrá-la em crimes, gerar multas e punições – o que pode acabar levar ao encerramento das atividades.

Como você pôde conferir, a nota fiscal é um documento obrigatório para a maioria das empresas e indispensável para o consumidor. Sendo assim, é muito importante que sua organização esteja com a situação em dia no que se diz respeito à emissão de documentos fiscais.

O conteúdo sobre as principais dúvidas a respeito da nota fiscal e por que ela é tão importante foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como esse todas as semanas e mantenha-se atualizado sobre o mercado!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário