Por que é importante ter um controle de contas a receber?

Por que é importante ter um controle de contas a receber?

No Brasil, principalmente, é bastante comum as empresas oferecerem a opção de pagamento parcelado a seus clientes. Isso facilita a vida do consumidor, mas acaba exigindo um controle de contas a receber ainda mais eficiente.

Esse é um elemento que faz toda a diferença nos resultados e, por isso, deve ser acompanhado corretamente. Caso contrário, o empreendimento corre o risco de não conseguir se manter funcionando de forma adequada.

Você não tem um bom controle de contas a receber? Veja a seguir os motivos para focar na boa gestão dessas movimentações.

Ajuda a controlar as finanças da empresa

As contas a receber não oferecem certeza de entrar no caixa da empresa, apenas uma previsão. Isso significa que o negócio não pode contar com esse valor, afinal ele pode ou não ser pago pelos clientes. Se o setor sai gastando o dinheiro que nem entrou na conta, pode comprometer as finanças e causar endividamento.

Por outro lado, o controle de contas a receber ajuda o empreendimento a ter mais governança sobre os recursos que entraram e aqueles que ainda estão em suspensão.

Influencia o pagamento das contas do negócio

Analisar esses valores também ajuda a planejar o pagamento das contas do negócio. Baseando-se nos possíveis recebimentos, a gestão determina, por exemplo, qual é o melhor momento para fazer os pagamentos a fornecedores.

Se há um determinado montante para ser recebido na segunda semana do mês, vale se planejar para pagar as dívidas logo após esse período, mesmo algumas sejam quitadas com antecipação.

Assim, a organização ganha uma importante ajuda para ficar em dia com suas obrigações financeiras, diminuindo a necessidade de recorrer a linhas de financiamento ou a créditos que custam caro para o negócio.

Favorece a manutenção do fluxo de caixa

Quando falamos em entradas e saídas financeiras, é impossível não citar o fluxo de caixa. O controle de contas a receber também facilita monitorar e registrar todas essas movimentações, deixando as finanças mais claras, aumentando a sua visibilidade.

Mais do que isso, controlar o que vai ser recebido também permite analisar o fluxo de caixa projetado. Ele é importante para o planejamento estratégico dos recursos, pois prevê os períodos de alta e baixa de caixa. A gestão, então, pode planejar, com eficiência, seus investimentos e melhorias.

Garante a verificação de inadimplência

Com esse acompanhamento, o negócio consegue observar de perto uma das questões mais importantes para a sua sobrevivência: o nível de inadimplência.

Acompanhando a data prevista para o pagamento, fica fácil identificar os atrasos. Isso garante que o negócio aja rapidamente e aumente as chances de recebimento, afinal, quanto mais tempo passa, mais difícil fica reverter uma inadimplência.

E mais: os dados permitem evolução da inadimplência, ajudando a observar se há redução ou aumento desses números.  Um gestor pode, então, tomar as providências para atuar direto sobre o problema.

O controle de contas a receber é fundamental para a empresa manter o máximo de governança sobre as finanças. Para melhorar os resultados, é altamente recomendado automatizar as tarefas. Avalie investir em um software com acompanhamento de relatórios gerenciais, visualização de lançamentos financeiros e administração dos contratos.

Para isso, é fundamental contar com a empresa certa. Entre em contato com a SAM e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário

Fundo