5 dicas importantes para conservação de betoneiras

Dicas importantes para conservação de betoneiras

Em qualquer obra, a betoneira é um dos equipamentos mais utilizados e importantes para a execução do serviço. Sem esse misturador, produzir todo o concreto necessário para concluir o projeto demoraria muito tempo. Dito isso, informar-se sobre a conservação de betoneiras é muito importante, já que este equipamento será usado quase todos os dias.

Existem várias maneiras de prolongar a vida útil dessa máquina, algumas mais comuns do que outras. Conhecer esses métodos e aplicá-los em sua rotina de obras pode te poupar muitos recursos ao longo do tempo.

Para te ajudar com esta tarefa, trouxemos aqui 5 dicas simples para melhorar a conservação de betoneiras em seu canteiro de obras e economizar em seu orçamento. Acompanhe:

1. Higienização adequada

Como em qualquer equipamento, a limpeza adequada da sua betoneira é um ponto importante para garantir sua durabilidade. Se não for feita corretamente, pode ser que restos de cimento se acumulem, criem peso e dificultem seu uso no futuro.

Enquanto a limpeza é feita, é muito importante que a máquina esteja desligada e fora da tomada, por razões de segurança. De preferência, a higienização deve ser realizada imediatamente após o uso, enquanto o cimento está fresco. Isso torna o processo bem mais fácil.

2. Limpeza do motor

Além dos componentes externos, o motor também deve ser cuidado para melhorar a conservação de betoneiras. Afinal, o acúmulo de resíduos pode levar à perda de eficiência e desgaste excessivo dos componentes internos.

Neste processo, o ideal é utilizar um compressor de ar, pois a água pode provocar outros problemas quando em contato com essa estrutura. No processo, também é importante tomar cuidado com a fiação e outras partes mais sensíveis.

3. Armazenamento correto

O local onde a betoneira é deixada enquanto não é utilizada, seja por uma noite ou por períodos maiores, também deve ser levado em consideração. Sem o tratamento adequado, é possível que o equipamento se desgaste consideravelmente enquanto não está gerando valor.

Via de regra, você deve deixar esse equipamento sempre coberto, em temperatura mediana e em local seco. Se possível, passe óleo antiferrugem nas máquinas regularmente para minimizar os danos passivos.

4. Lubrificação das peças

A conservação de betoneiras depende consideravelmente da preservação de suas articulações e outras partes móveis. Sem isso, é bem provável que os equipamentos tenham desgaste excessivo durante o trabalho.

Lubrificar estas peças, especialmente as engrenagens, pode contribuir bastante para a preservação dos componentes. Investir um pouco nesse ponto de manutenção pode permitir que um equipamento de qualidade seja produtivo por muito mais tempo.

5. Substituição de peças

Por fim, mas não menos importante, é fundamental verificar e substituir os componentes menores dentro do equipamento. Alguns dos mais vulneráveis são os pinhões e as correias, já que elas são pequenas e executam vários movimentos com muita frequência. Sempre que eles apresentarem alguma perda, substituí-los preventivamente é mais eficaz do que esperar que algo aconteça.

Agora que você entende como fazer a conservação de betoneiras, pode ampliar a vida útil de um equipamento de alta qualidade. Acha que mais pessoas podem querer por essas informações em prática? Então compartilhe nossas dicas sobre o tema em suas redes sociais e mostre como é possível melhorar a durabilidade do seu maquinário.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário