Como identificar problemas no maquinário mais rápido?

Como identificar problemas no maquinário mais rápido?

O cuidado com o processo produtivo por meio da gestão e manutenção eficiente das máquinas e equipamentos nele envolvidos são o cerne do bom funcionamento das empresas. Sendo assim, identificar problemas no maquinário de maneira rápida é uma tarefa fundamental para a saúde da empresa como um todo.

A busca constante por ganho de produtividade e redução de custos é alvo comum entre as empresas dos mais variados setores, principalmente as industriais, mas também as comerciais. Por isso, é imprescindível garantir o bom desempenho do maquinário para que o ciclo produtivo não seja comprometido.

Nenhuma máquina tem vida útil ilimitada, logo desgastes e falhas no funcionamento são previsíveis. A quebra de um equipamento, ainda que parcialmente, ou de maneira momentânea, pode impactar negativamente os resultados do negócio e interromper a entrada de caixa, causando prejuízos.

Para evitar essas adversidades, vamos apresentar a seguir algumas dicas básicas que vão lhe auxiliar na tarefa de identificar rapidamente os problemas com maquinário, e assim corrigir falhas de operação, processos, manuseio e garantir a produtividade.

Cuidado com as falhas de fabricação

Erros de fabricação e problemas como trincas, falhas de funcionamento, empeno e folgas podem ser mais comuns do que se imagina. Para evitar problemas futuros, é necessário que o gestor ou o chefe de produção se atente para esse item.

Análises minuciosas na estrutura da máquina, além de testes de performance, são fundamentais. Garanta também que o seu fornecedor lhe ofereça todo o suporte necessário e ateste a qualidade do produto por meio da oferta de garantias específicas contra defeitos de fabricação.

Aposte na capacitação técnica dos colaboradores

Mesmo se todas as dicas aqui apresentadas forem aplicadas com maestria, se as pessoas que trabalham diariamente no processo produtivo não estiverem devidamente capacitadas, o potencial de erros se manterá elevado.

Adote como estratégia o investimento constante em atualizações e treinamentos da sua força de trabalho, pois essa aplicação representa, em última análise, a redução de perdas e vantagem competitiva para a sua empresa.

Procure por erros no projeto ou especificações

A análise da elaboração do projeto ou das especificações adotadas ajuda a prever problemas futuros. Observar erros nessa etapa, como dimensionamentos incorretos e mal estruturados, evita problemas no maquinário, como corrosão, trincas, desgastes, entre outros, que afetam a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa.

Reduza manutenções corretivas

Como indica o próprio nome, manutenções corretivas são procedimentos adotados para recuperar, corrigir e restaurar a capacidade produtiva de máquinas que apresentaram falhas de funcionamento, ou seja, uma reação a erros operacionais e outros problemas de maquinário.

Ocorre que esses procedimentos corretivos têm um elevado custo e podem gerar grandes transtornos para as empresas e, por isso, devem ser minimizados com o auxílio da manutenção preventiva.

Adote uma política de manutenção preventiva

É importante destacar a importância de uma rigorosa atividade de monitoramento periódico. A adoção dessa medida permite detectar antecipadamente problemas no maquinário, obtendo benefícios como a redução de custos e o prolongamento da vida útil do maquinário.

Ao prevenir falhas de operação, acaba-se por evitar perdas precoces das funções do equipamento. Tudo isso se reflete em ganho de produtividade e rendimento, pois garantindo a plena capacidade das máquinas se obtêm boas condições de serviço e aumento da confiança na execução do trabalho.

Até aqui podemos perceber que a manutenção preditiva é a chave para evitar problemas no maquinário. Para ter acesso a conteúdos semelhantes focados no aprimoramento da gestão da sua empresa, não deixe de nos seguir no Facebook.

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário