Manutenção preventiva: como e quando fazer?

Manutenção preventiva: como e quando fazer?

A manutenção, de forma geral, é um conjunto de técnicas e tarefas que visam manter sistemas, máquinas ou equipamentos desempenhando as funções para as quais foram designados de forma eficaz e confiável. A manutenção preventiva é utilizada e conhecida em todo o mundo, tendo como meta manter as máquinas o mais próximo das condições de fábrica para assegurar a sua operação.

Caso você não saiba como fazer a manutenção preventiva de forma eficiente e fica, muitas vezes, em dúvida com relação aos intervalos das intervenções, não se preocupe! Separamos neste post tudo que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é manutenção preventiva?

Essa manutenção é amplamente utilizada e tem como objetivo evitar o aparecimento de falhas ou quebras em um dado equipamento ou componente. As intervenções preventivas são realizadas antes que as falhas ocorram, garantindo o pleno funcionamento da máquina.

Diferente das manutenções corretivas que não são planejadas, os procedimentos preventivos são sempre programados. Dessa forma os empreendedores não são pegos de surpresa, evitando quedas de rendimento dos serviços, paradas e, até mesmo, prejuízos.

É importante que os empreendedores saibam que a manutenção preventiva não reduz as trocas de componentes de uma máquina — como muitos pensam — mas possibilita planejar os gastos e diminuir as intervenções corretivas. Podemos dizer que essa manutenção reduz significativamente o número de incidentes e quebras inesperadas, proporcionando operação contínua da máquina e mantendo sua confiabilidade.

Como e quando realizar a manutenção preventiva?

Essas intervenções são realizadas de forma programada. A grande maioria dos fabricantes de máquinas e equipamentos informa nos manuais os intervalos em que as manutenções devem ser realizadas.

Geralmente, as intervenções são realizadas de acordo com o seu uso. Podemos destacar: horas de uso registradas no horímetro, quilometragem da máquina, entre outros. Mas as manutenções preventivas também podem ocorrer de acordo com o tempo, tendo os períodos estipulados pelos fabricantes.

É importante que os empreendedores saibam que as manutenções devem ser realizadas levando em consideração as duas informações citadas. Aquela que atingir primeiro os limites informados no manual do fabricante deve ser referência para ativar a substituição das partes ou componentes vencidos.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva proporciona uma série de benefícios para as empresas que a aderem. Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Redução do envelhecimento e do desgaste de equipamentos;
  • Melhoria da operação;
  • Diminuição das paradas e das intervenções corretivas;
  • Redução dos riscos;
  • Maior conservação das máquinas e equipamentos;
  • Redução dos gastos com manutenção.

Como pôde ser visto, a manutenção preventiva permite maior controle dos equipamentos, protegendo o seu funcionamento e a confiabilidade dos serviços ou das atividades realizadas. Além disso, ela possibilita aos empreendedores reduzir significativamente as intervenções corretivas e, principalmente, evita que máquinas fiquem fora de operação.

Tudo isso, consequentemente, gera uma redução de custos que reverte-se em melhora de resultados e aumento de lucros da empresa!

Aprendeu como deve ser feita a manutenção preventiva? Viu como ela proporciona grandes benefícios para o seu negócio? Caso possua ótimas experiências com esse tipo de manutenção, não deixe de comentar sobre elas!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário