Crise na construção civil pode se ser oportunidade para se reinventar

Crise na construção civil pode se ser oportunidade para se reinventar

Após três anos consecutivos de crise na construção civil, com milhares de perdas de postos de trabalho, o setor está confiante em uma reviravolta a partir deste ano.

Entre os motivos, podemos citar investimentos públicos, utilização de novas tecnologias nos processos produtivos, uso consciente dos materiais, uma gestão empresarial mais eficiente, sem falar na retomada do crescimento econômico na cadeia produtiva brasileira.

Para você ficar bem informado sobre as oportunidades que estão surgindo nesta nova fase do setor, elaboramos este post com algumas dicas que certamente farão a diferença no dia a dia. Venha com a gente e reinvente a sua empresa.

Otimize os processos com as novas tecnologias

Apesar da existência de mercados diferenciados, a construção civil conta, hoje, com muitas inovações que chamam a atenção tanto dos construtores quanto dos clientes.  Concretos que brilham no escuro, contrapiso autonivelante, impressão 3D, entre outros, são alguns exemplos que estão revolucionando o setor por meio das novas tecnologias.

Além disso, a sustentabilidade também vem sendo um ponto crucial na otimização dos canteiros de obras, com o reaproveitamento de muitos materiais que antes iam para o lixo.

Desde a água até a energia elétrica, as economias fazem a diferença tanto no custo quanto nas cobranças pelos serviços ao longo dos anos. Dessa maneira, a redução dos gastos é uma marca nas construtoras que estão sintonizadas com as novas tendências.

Drones que analisam terrenos para evitar desperdícios com gastos extras, perfurações mais apuradas e tintas que absorvem a luz solar também entram em cena nesse aspecto, sem falar no aproveitamento total das áreas que serão ocupadas por casas ou condomínios, melhorando o desempenho dos profissionais.

Tenha uma gestão consciente e evite perdas

Quanto mais os canteiros de obra estiverem limpos e com pontos adequados para o descarte do que não será mais útil, melhores serão os resultados quanto a eficiência.

Evitar perdas é uma forma de combater a crise na construção civil, além de ajudar a amenizar os índices de acidentes trabalhistas.

Para isso, é preciso investir na gestão empresarial, tendo um controle mais apurado do caixa, boa comunicação, feedbacks certeiros, checagem dos resultados, sempre de olho na evolução da produtividade.

O gerenciamento das obras também não pode passar despercebido, com o objetivo de oferecer bons produtos a preços mais acessíveis, sempre realizando um bom planejamento logístico.

Dessa forma, atrasos podem ser evitados, aumentando a satisfação dos clientes, fato que contribui para aumentar a credibilidade da sua empresa.

Alugue máquinas mais eficientes

Sabendo-se que o cumprimento dos prazos está nitidamente ligado com a execução mais eficaz de todas as demandas de um canteiro de obras, o aluguel de máquinas modernas contribui para agilizar a obra.

Por isso, vale a pena aumentar a escala produtiva, inclusive aproveitando os novos financiamentos do governo federal para ampliar o poder de participação da sua construtora em novos empreendimentos.

Atualmente, as parcerias público privadas (PPP) estão sendo uma alternativa. Veja, também, como o programa Minha Casa Minha Vida pode auxiliar no seu empreendimento, assim como o Construcard, cartão reforma e projeto crescer.

Com tantas reviravoltas nos cenários político econômico do país, a crise na construção civil pode ser a oportunidade ideal para reinventar seu negócio.

Como o movimento do mercado é importantíssimo no acompanhamento das tendências, fique sempre de olho nesse ponto. E aproveite para ler mais um artigo sobe o assunto!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário