Indústria da construção civil: quais as projeções para 2018?

O ano de 2018 já tem sido bem relevante para diversos setores de atuação — e a indústria da construção civil não foi exceção. Várias tendências surgiram nestes meses iniciais, e prometem se tornar ainda mais fortes com o passar do tempo.

Nesse contexto, estar preparado para as mudanças é fundamental para quem deseja se manter relevante no ramo. Quanto mais informação você tiver, maiores serão suas chances de sair na frente dos concorrentes. Considerando o quanto o mercado é competitivo, cada vantagem que você puder conquistar é válida.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos aqui 4 projeções e tendências para o futuro na indústria da construção civil! Continue lendo e confira como você pode se antecipar a elas:

Construções mais tecnológicas

A popularização da tecnologia digital já afetou os mais diversos setores ao redor do mundo, desde serviços básicos até ramos focados em inovação. Naturalmente, isso também afetou a forma como edifícios são pensados e construídos.

Hoje, há mais foco na automação de processos, na otimização do planejamento e na criação de construções com mais tecnologia digital integrada em sua estrutura. Não são todos os serviços de construção civil que exigem esse tipo de investimento, ainda assim, poder prestar o serviço já é um diferencial considerável.

É bem provável que essa se torne a norma em um futuro próximo. Então, é melhor já se adaptar para não ficar para trás!

Sustentabilidade em foco

A ideia de “sustentabilidade” como “preservação do meio ambiente” ainda é correta, mas ela não é mais a única. Atualmente, uma estrutura só é considerada sustentável quando, além de minimizar impactos ambientais, ela pode ser mantida, teoricamente, por tempo indeterminado.

Em outras palavras, para cada recurso consumido em sua construção ou manutenção deve haver um plano para que a mesma quantidade seja recuperada, por meio de reciclagem ou de recursos renováveis.

É por isso que há um aumento do número de edifícios com painéis solares, jardim aéreo, ventilação natural, entre outros itens que reduzem o consumo de recursos e diminuem as chances de desperdício.

Infraestrutura geral

A indústria da construção civil não atua apenas em locais particulares, mas também no espaço público. Renovação de estradas, do patrimônio público e de locais coletivos também são focos dessa área — e você não ficará de fora dessa tendência, certo?

A demanda por infraestrutura urbana, tanto em locais privados quanto públicos, é cada vez mais alta. Então, se você pretende expandir o seu mercado, esse pode ser um bom foco.

Ênfase na segurança do canteiro de obras

Por fim, vale ressaltar que o cuidado com os trabalhadores da construção civil tem recebido muita atenção. Há cada vez mais normas e recursos que melhoram a segurança e o desempenho desses profissionais — e sem adicionar grande custo à produção.

Consequentemente, também tem crescido a demanda por consultores na área de segurança para canteiros de obras. Sem dúvida, um bom ramo para se inserir e expandir o seu trabalho.

Enfim, essas foram algumas das principais projeções para a indústria da construção civil. Agora que já sabe quais são elas, você pode decidir melhor como conduzir seu trabalho até o final de 2018!

Então, gostou do post? Sobrou alguma dúvida ou tem alguma dica para dar sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Compartilhe este post!

Nenhum comentário - Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe seu comentário